A DEOSP, Departamento Estadual de Operações Especiais, realiza, desde o dia 29 a 31 de agosto, no Clube de Tiro da Lagoinha em Montes Claros, o curso de Técnicas de Ação Policial, que tem como, objetivo preparar taticamente os policiais civis para o confronto direto com quadrilhas e facções criminosas que atuam no Norte de Minas.
Conhecendo a história da DEOSP
DEOSP, é a elite da Polícia Civil, são policiais, que fazem intercâmbio direto com as Polícias Nacionais Bope, Core e tigres dentre outros grupos de elite, tendo também realizado treinamento com policias de outros países como EUA.
O curso é de iniciativa do Dr. Raimundo Nonato Gonçalves, Chefe interino da Polícia Civil, com apoio irrestrito do Dr. Renato Nunes Henriques, chefe do 11º Departamento e do Dr. Jurandir César, Delegado Regional de Montes Claros.
Este curso tem por objetivo capacitar os Policiais com técnicas de sobrevivência policial.
Os coordenadores do treinamento, Dr. Hugo Malhano e Marco Matos , destacam a importância do curso, " O policial civil aprenderá técnicas para utilizar o armamento com segurança e de forma proporcional".
Hoje durante o fechamento do segundo dia de treinamento, o Dr. Jurandir Rodrigues, Delegado Regional e aluno, agradeceu a presença dos instrutores, bem como de todos os policiais, ressaltando a importância da Chefia da Polícia Civil e da Acadepol no fomento de treinamentos como este no interior do Estado, preparando e padronizando a ação dos policiais a fim de atenderem , com maior qualidade e eficiência as demandas da sociedade.
O Dr. Renato, chefe do Departamento, esclarece que este curso faz parte de um antigo anseio dos policiais civis do Norte de Minas, acrescentando que realizará gestões futuras para conseguir cursos semelhantes para os demais policiais do 11º Departamento, de forma a engrandecer os trabalhos policiais.
Foram ensinados aos policiais que participaram da dinâmica, técnicas de guerra, tendo em vista, que em outros estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, ocorrem guerra urbana, onde o confronto com o criminoso é bem maior.
O interessante deste curso, que devido as exigências e preparo psicológico iniciou-se com quarenta alunos, das regionais de Montes Claros, Janaúba e Januária, levando em conta a pontuação, a performance do policiais.No final do módulo foram selecionados apenas vinte policiais.
Vale ressaltar o exemplo positivo dos policiais envolvidos no confronto com os assaltantes de bancos, na cidade de Mato Verde/MG, onde os policiais civis, obtiveram êxito.
O objetivo maior neste primeiro momento da chefia da Polícia Civil, é preparar uma equipe no Norte de Minas, para atuar nessas situações de confrontos.
Visto que o Delegados Dr Renato, chefe do 11º Departamento da Polícia Civil do Norte de Minas e o Delegado Regional Dr.Jurandir, são linhas operacionais.Mantendo um grupo forte de policiais civis, atuando no combate no crime organizado no Norte de Minas.
Fotos para divulgação Polícia Civil. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário