sexta-feira, 9 de junho de 2017

PROERD É UM DOS PROGRAMAS MAIS ELOGIADOS POR EDUCADORES EM MONTES CLAROS.

Por Diana Maia- Jornalismo Imparcial.
 No início do mês de Junho, o Blog Jornalismo Imparcial conversou com exclusividade com o Sgto Góes, um dos voluntários do Programa  Educacional  de Resistência às drogas e a Violência (PROERD), para falar do trabalho amplo que acontece em Montes Claros e região.
Quando se fala em PROERD, os educadores são unânimes em afirmar, que o trabalho que a Polícia Militar desenvolve na cidade de Montes Claros, é fantástico.
A mãe de um aluno que mora na periferia, reportou que seu filho causava muitas dores de cabeça, devido as amizades que tinha no bairro, mas desde atuação dos militares atuando no colégio aonde estuda seu filho, essa realidade mudou.
Relatou ao Blog Jornalismo Imparcial, o carinho dos militares quanto aos alunos em sala de aula, de valorizar a vida e alertar crianças e adolescentes do risco do consumo de drogas.
Sgto Góes Polícial Voluntário do Programa PROERD/Foto exclusiva Diana Maia

O PROERD, vai muito além dos trabalhos desenvolvidos no combate as drogas e a violência, também atua na prevenção contra o Bulling, ação repentina com a intenção de machucar o outro, muito comum entre jovens nas salas de  aulas.
Em Montes Claros o PROERD  se faz presente nos dois batalhões no Décimo e Cinquenta.
No Cinquenta Batalhão, funciona a MPA, onde uma equipe com dez policiais militares fazem parte do programa,  sob o Comando da Tenente Lílian.
Ainda  segundo reportou o Sgto Góes, cada policial militar que faz parte do programa, desenvolve durante a semana na faixa de (15 á 18) aulas semanais.
O PROERD é uma programa muito procurado pelas diretoras de escolas, de toda região no Norte de Minas, no combate a violência nas salas de aulas.
No início do ano, algumas escolas representadas pela sua diretoria, buscando formar essa parceria junto a Polícia Militar de Montes Claros, formalizaram ofícios, requisitando o PROERD para suas escolas.
Hoje somente em Montes Claros, os policiais militares que fazem parte do PROERD, atendem quase trinta escolas no âmbito no Cinquenta Batalhão, atendendo escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
O policial militar Sgto Góes,ainda informou ao Blog Jornalismo Imparcial, que atuação dos Militares capacitados e treinados, para atuarem no programa do PROERD, é muito positiva dentro das escolas, pois diminui bastante a  violência, principalmente no quinto e sexto ano, quando acontece o Bulling, segundo as pesquisas comprovadas.

Com atuação dos policiais nas escolas que  fazem parte do programa, do PROERD – PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA, professores e diretores (as), relatam que o Trabalho da Polícia Militar é um incentivo a mais a garotada , pois aprendem a dizerem não as drogas e levam a mensagem positiva para o círculo de amizade que convivem fora do ambiente escolar.

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas - foi o nome dado aqui no Brasil ao programa chamado de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education – Educação Para Resistir ao Abuso de Drogas), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia/EUA, em 1983, por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, sendo aplicado, então, pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (L.A.P.D.), em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os Estados norte-americanos e para diversos países do mundo.
O Programa é aplicado por policiais militares voluntários, devidamente treinados para esta atividade, recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, fazendo do PROERD, uma das mais importantes atividades junto às instituições de ensino.
Atualmente, o PROERD é aplicado em 58 países do mundo, de forma padronizada e com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas entre crianças.
No Brasil, o D.A.R.E. chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e, em 1993, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), tendo, então, recebido o nome em português de PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), e sido feitas as adaptações metodológicas em conformidade com a realidade cultural brasileira.
Reconhecendo o importante papel desenvolvido pelo Programa, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), através da Resolução Ministerial nº 25/2002, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, considerou o Proerd seu parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações primárias de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD).
Atualmente, está sendo aplicado em todos os Estados da Federação, pelas respectivas Polícias Militares.
No ano de 2003, a PM -MG criou o Núcleo de Prevenção Ativa para reger três adjuntorias específicas,  de Polícia Comunitária, de Direitos Humanos e a de Prevenção ao Uso e Tráfico de Drogas (Adjuntoria que gerencia e promove as estratégias de expansão e fortalecimento do PROERD no Estado de Minas Gerais).
Em Montes Claros, através de um esforço cooperativo, implementou o PROERD, no ano de 2003, e, posteriormente, expandiu para as cidades circunvizinhas que compõem a 11ª Região de Polícia Militar.

O PROERD, é desenvolvido para crianças, adolescentes e Pais tanto no ambiente escolar quanto em outro ambiente que propicie a aplicação do programa na comunidade, no decorrer de um semestre letivo, e atende a rede pública e particular.

Ao final do semestre os alunos recebem o certificado de conclusão, em solenidade específica com a participação dos pais, autoridades e sociedade em geral, onde o aluno firma compromisso público de resistir às drogas e à violência.

O programa desenvolve o trabalho objetivando auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas de pessoas que tentarão influenciá-los a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes e drogas pesadas, bem como terem uma postura correta e equilibrada com relação à violência, mas não se restringe a prevenção às drogas abordando temas como bullying, educação para o trânsito, abordagem à crianças por estranhos – como reagir, como a criança deve identificar e confiar em sua rede de proteção (pais, professores, policial, diretor, familiares) dentre outros assuntos relativos à cidadania e de combate à violência.

O PROERD, desenvolve também diversas aulas extra ambiente escolar, dentre eles passeios a parques, atividades recreativas em clubes, cinema com as crianças, aulas de dança, palestras bem como desenvolve no seio da comunidade Ações Cívico Sociais inclusive com a parceria da Unimontes/Serviço de Assistência Jurídica - SAJ (atividades recreativas, corte de cabelo, standes de combate a dengue, zika e chikungunya, atendimento SAJ, presença PM Amigo Legal, danças, teatro, dentre outros).

Com o intuito de resgatar valores essenciais, apoiando e promovendo iniciativas do porque e como ficar longe das drogas, trabalhando a auto estima para que os jovens estejam dispostos a conquistarem seus objetivos, e tenham a ciência de que a força não está fora, mas sim dentro deles.

No ano de 2016, formaram através do Proerd, na cidade de Montes Claros 9.273 (nove mil, duzentos e setenta e três) alunos.

Neste primeiro semestre de 2017, na cidade de Montes Claros estão sendo atendidos 51 educandários com a previsão de formatura para o 1º Semestre de 8.981 (oito mil, novecentos e oitenta e um) alunos.
Ainda segundo o Sgto Góes o compromisso maior do PROERD, é  respeito a todos que convivem na sociedade.
O PROERD trabalha também em conjunto com a Patrulha escolar, tendo em vista, que no dia que os policiais, não estão em sala de aula, os policiais estão na viatura, visitando os colégios, fazendo a ronda.
A escola que ainda não tem conhecimento da atuação do PROERD em Montes Claros e região, podem entrar em contato com o Cinquenta Batalhão, através do telefone (038) 3201-0280
 




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Grupo de Operações com Cães se destaca na segurança do Presídio Regional de Montes Claros/Norte do estado

O GOC, pode prestar apoio em Operações conjunta com as coirmãs, em situação que requer o faro apurado do animal, desarticulando ações no com...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 8 Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele. Artigo 11 1.Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte de que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso. Artigo 12 Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!

Fórum Ibero Americano_ Conhecimento é Poder!
Foi realizado nos dias 15,16,17 de abril de 2019, pelo Exército Brasileiro, o III Fórum Ibero- Americano de Defesa Cibernética, no evento representantes e Comandantes das Comitivas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, e palestrantes dos Estados Unidos, marcaram presença.O Fórum foi criado em 2016, na Espanha, para atuar no incremento da cooperação e integração no setor cibernético entre os países envolvidos. Os debates também proporcionam conhecimento mútuo sobre a doutrina e a capacidade cibernética, bem como contribuem para a proteção cibernética no âmbito dos países ibero-americanos por meio do compartilhamento de informação. No primeiro dia de atividades, aconteceu a passagem do cargo de Secretário do Fórum, do General de Brigada Tomás Ramón Moyano, Comandante Cibernético da Argentina, para o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante Cibernético do Brasil, que ficará no posto pelo período de um ano.

" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.