Representantes da Segurança Pública no debate dos Fóruns Regionais que aconteceu em Montes Claros.Foto exclusiva Diana Maia |
O debate iniciou com as falas do Coronel da PM Marcelo Wladimir Correa, Sub Secretário de Integração de Segurança Pública, que se colocou a disposição dos participantes para esclarecer eventuais dúvidas sobre os serviços executados, além de reportar sobre o trabalho de Segurança Pública, que vem sendo executado em todo o Estado, ainda falou sobre a importância das participações do município neste trabalho.
Durante a palestra voltado aos profissionais que atuam na área de Segurança Pública, o Coronel Marcelo Wladimir, falou sobre o disk denúncia, a importância das ações bem sucedida, que chega ao conhecimento das autoridades através do número de acesso a população disk 181, um serviço de utilidade pública em prol da cidadania. Reportou sobre o canal aberto de comunicação oferecido à população visando o enfrentamento e a prevenção da criminalidade através do recebimento de denúncias anônimas de crimes. Atendendo a todo o Estado de Minas Gerais, a qual os cidadãos passam informações sobre crimes de forma segura, sigilosa e anônima.
Coronel da PM Marcelo Wladimir Correa/ Foto Diana Maia Jornalismo Imparcial |
Em relação as políticas e setores que desenvolve ações ao combate de inibição as drogas no município, a Dra Patrícia Magalhães informou que em sua estadia no município de Montes Claros desde segunda 29.05 visitando várias áreas e segmentos que atuam nas políticas de drogas, detectou ainda muita deficiência nos serviços e políticas desarticuladas pelo município, reportou ainda sobre o alto índice da violência e criminalidade e uso, foi levado a baila uma proposta de implementação da ações integradas de Políticas sobre drogas no município, que acontecerá em uma semana, no segundo semestre deste ano, onde será implementada alguns serviços e ações pontuais capacitando este profissional que atua no município.
Também reportou sobre a fragilidade do município nos trabalhos oferecidos na área terapêutica, que em reunião com mais de 20 gestores de comunidades terapêuticas, a intenção é formar uma rede que dê suporte ao município, através do governo.
Tenente Bm Edmar Silva representando as Diretorias de Atividades Técnicas (DAT) e Assuntos Institucionais (DAI) |
Ainda
na Palestra voltada aos profissionais de segurança Pública, o Tenente BM Edmar
falou sob atuação do Corpo de Bombeiros, as medidas preventiva por meio dos
Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico, que visa minimizar os riscos à
incolumidade das pessoas. Para isso, no tocante às edificações e eventos
temporários, o CBM-MG preocupa-se com a instalação de medidas de segurança
contra incêndio e pânico, condições de uso e
ocupação das edificações.
Buscando cada vez mais elevar o nível dos atendimentos prestados à população.
Buscando cada vez mais elevar o nível dos atendimentos prestados à população.
O Diretor Regional Neemias
Moreira, falou sobre a importância dos trabalhos que a Seap tem desenvolvido na
sociedade.Ressaltou sobre o valorização do servidor e a humanização ao
atendimento ao preso.
Delegado Regional de Montes Claros Jurandir Rodrigues César Filho |
O Delegado Regional Jurandir
iniciou a sua palestra falando dos trabalhos da Polícia Civil e dos 19
departamentos, falou ainda da sua trajetória ao iniciar na Polícia.Destacou os
trabalhos da instituição e dos serviços prestados a sociedade, reportou ainda,
as questões comuns de pessoas que desaparecem e após algum tempo retornam,
ainda foi repassados os trabalhos desenvolvido pela Delegacia Virtual do Estado
de Minas Gerais, investigação
policial e as ações socioeducativas nas áreas de habilitação, registro de
veículos e educação para o trânsito.
Capitão Fernandes do Décimo Batalhão de Montes Claros |
Finalizando a Palestra com os
representantes de Segurança Pública, o Capitão Fernandes falou sobre a missão
da Polícia Militar, e dos projetos sociais desenvolvidos, além da missão
da Instituição.
Promover segurança
pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos
e participação social em Minas.O Coronel da PM Marcelo Wladimir Correa, após as falas dos palestrantes, finalizou o encontro, agradecendo a presença de todos, colocando-se a disposição em eventuais dúvidas e esclarecimentos.
O Blog Jornalismo Imparcial, levou ao conhecimento das autoridades do Estado, o aumento dos casos da Violência Doméstica no Norte de Minas, e a necessidade do funcionamento 24 horas da Delegacia Especializada em Montes Claros, o Coronel Marcelo Wladimir, gentilmente ouviu o pedido desta jornalista, ficando de reportar diretamente ao Governador do Estado, os tópicos pontuais pertinentes.
Infelizmente em relação a comunicação do Município, foi notória a decepção por parte de todos.
Os gestores municipais, que eram o público alvo, esperado na palestra para debaterem assuntos e respostas imediatas a população, não compareceram.
O secretário de Defesa Social de Montes Claros, Anderson Chaves lamentou não ter sido comunicado sobre esta programação de trocas de conhecimento, e que seria um grande momento de aprendizado junto as autoridades do Estado.Colocando-se a disposição da sociedade.
O Coronel da PM Marcelo, ficou de avaliar as falhas de comunicação, para detectar os erros, uma vez, que estas palestras é de suma importância ao Município.
Em contato com Ascom , sobre o não comparecimento dos profissionais de segurança municipal na palestra sobre a prevenção social a criminalidade no Fórum Regional que aconteceu em Montes Claros, solicitamos uma nota com um funcionário da Ascom, que somente no final da tarde, repassou um novo contato, ficando no passa e repassa de atribuições sendo notório o despreparo na assessoria.
Por mensagem via whatsApp, escreveu " Não fomos convidados".
A palestra iniciou com um atraso, no entanto finalizada no horário determinado, a qual enriqueceu o conhecimentos dos participantes.
Jornalista Diana Maia, atuante no jornalismo policial e Mídia Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário