Mais de (100) agentes penitenciários do Norte de Minas,em parcería com a Universidade Estadual Unimontes, foram capacitados nesta semana, recebendo treinamentos para que possam registrar ocorrências sem a necessidade presencial da Polícia Militar dentro dos presídios.
Novas turmas já estarão sendo preparadas, na próxima semana dia (20.02).A expectativa da Secretaria de Estado do Sistema Prisional (Seap) é que a partir do segundo semestre deste ano todas as unidades prisionais do Estado de Minas Gerais, já estejam confeccionando o Reds normalmente.
Em entrevista com o Diretor do Presídio Regional do Norte de Minas, Neemias Moreira Santos, a novidade vai possibilitar que os agentes penitenciários da 11º Risp, facilitem os trabalhos no ambiente prisional e desafogue os trabalhos da Polícia Militar, que em vez de está dentro dos presídios, confeccionando Reds, vão está nas ruas no trabalho ostensivo, dando mais resposta e segurança para sociedade.
Ao mesmo tempo conclui que os agentes, estão preparados para registrar as ocorrências, pois os fatos serão narrados por aqueles que ali estão presente diariamente, e conhecem a rotina no interior dos presídios do sistema prisional.
O agentes a partir de agora, tem autonomia para fazerem os registros de ocorrências, que envolvam familiares de detentos, que tentam entrar com drogas nos presídios, também podem registrar ocorrências de ameaças, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico e desacato.
O Capitão Régis da Polícia Militar, Coordenador dos trabalhos do Copom em Montes Claros, representando o Comandante da 11ª RPM o Coronel Klevson Pires Martins, também marcou presença, e falou que a medida é muito bem vinda. Explicou que todos os profissionais, são concursados e estão preparados para exercer a confecção das ocorrências, uma vez que o próprio agente também pode se deslocar até a delegacia, e reportar os fatos que serão subscritos.
Fotos: Diana Maia
Diretor do Presídio Regional do Norte de Minas Neemias Moreira e o Capitão Régis da Polícia Militar. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário