
Cb M. Araújo e Sd Cupti
Três Barras (SC) – Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, militares da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) participaram da Operação Bormann, no Campo de Instrução Marechal Hermes. O exercício teve como objetivo adestrar e integrar os estados-maiores do Comando e das grandes unidades da Divisão, que atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Além disso, a operação proporcionou uma revisão da doutrina militar terrestre.
Foi realizada uma matriz de sincronização como forma de ensaio da manobra de toda a Divisão até o nível unidade. Isso permitiu confirmar as ordens recebidas e ajustar as atividades conforme a intenção do comando. Além disso, foram planejados três postos de observação, que ficaram a cargo de cada uma das brigadas que compõem a 5ª DE – a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. O exercício de Posto de Observação permitiu a visualização de movimentos da tropa e a discussão doutrinária para o enfrentamento dos problemas militares simulados em combate.
Acompanharam as ações o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Ricardo José Nigri, o Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Fábio Cordeiro Pacheco, o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Reinaldo Sótão Calderaro, e o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE, General de Brigada Márcio Ricardo Grala.
![]() |
| Apoie o jornalismo livre e de qualidade!
Colabore com qualquer quantia e fortaleça a informação independente Pix (38)992080936 |


Nenhum comentário:
Postar um comentário