quinta-feira, 25 de setembro de 2025

2º Batalhão de Infantaria de Selva realiza exercício em preparação para a COP 30

 A atividade contou com o apoio do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (CMN) e faz parte do calendário de treinamentos preparatórios para a atuação das tropas durante a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025. 

Da redação/jornalismoimparcial@gmail.com

Terra Alta (PA) – 
Militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), unidade subordinada à 22ª Brigada de Infantaria de Selva, realizaram, nesta semana, um exercício de desembarque aeromóvel utilizando a técnica do fast-roping no município de Terra Alta, no interior do Pará. A atividade contou com o apoio do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (CMN) e faz parte do calendário de treinamentos preparatórios para a atuação das tropas durante a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025. 

A técnica do fast-roping consiste no desembarque rápido de militares a partir de uma aeronave em voo pairado, por meio de cordas grossas e resistentes, sem a necessidade de pouso. Esse método é essencial para inserções em áreas de difícil acesso, onde o terreno ou o ambiente não permitem uma aproximação segura da aeronave ao solo.


Durante a atividade, os militares executaram desembarques simulados em ambiente de selva, com foco na rapidez, segurança e coordenação entre as equipes de solo e a tripulação aérea, reforçando a prontidão da Força Terrestre para missões de segurança e defesa durante eventos de grande porte.

Segundo o Comandante do 2º BIS, Tenente-Coronel Rozas, o treinamento é fundamental para ampliar a capacidade de resposta das tropas em diferentes cenários operacionais. “O fast-roping, além de garantir a velocidade do desembarque, nos possibilita desembarcar em locais de difícil acesso, onde a aeronave não consegue uma posição segura para tocar o solo”, explicou.

A preparação da tropa para a COP 30 envolve uma série de treinamentos técnicos e táticos, com ênfase em mobilidade, segurança de áreas urbanas e rurais, controle de distúrbios e ações interagências. O objetivo é assegurar que as Forças Armadas estejam prontas para apoiar os órgãos de segurança pública e garantir um ambiente seguro durante a conferência climática, que reunirá líderes e representantes de diversos países na capital paraense.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Pesquisa inédita mostra que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual online

Cerca de  8.500 adolescentes de 13 a 18 anos,  foram ouvidos  de todas as regiões do país, especialmente do Nordeste e Sudeste. Diana Maia v...

Postagens mais visitadas

"Tudo posso Naquele que me fortalece"

"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Deus no Comando!

"Siga-me, os que forem brasileiros".

"Siga-me, os que forem brasileiros".


" Quando uma Mulher descobre o tamanho da força que guarda dentro de si, nada é capaz de pará-la"

Obrigada pela sua visita!

Obrigada pela sua visita!
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.