O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, reverencia a memória de Luis Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro
Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) |
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira 21 de agosto, às 9h30, ocorre a cerimônia do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília. A sociedade pode acompanhar a transmissão, que ocorre em tempo real, sob o comando do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).
A transmissão em tempo real envolverá uma série de profissionais do CCOMSEx, entre jornalistas, cinegrafistas, produtores e técnicos. A solenidade pode ser vista no canal do Exército no You Tube, além dos perfis institucionais no Instagram e Facebook. Podendo ser acompanhado nas mídias sociais ao vivo esse evento que homenageia o Soldado: brasileiro igual a você.
O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, reverencia a memória de Luis Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. As celebrações relativas à data sempre contaram com a cobertura especial por parte do CCOMSEx, porém esse ano terá inédita transmissão ao vivo, abrilhantando ainda mais a ocasião.
O evento contará com as presenças de autoridades dos três Poderes da República, oficiais-generais das Forças Armadas, convidados civis e militares, além de alunos de escolas da rede pública do Distrito Federal. A programação inclui a entrega de condecorações, homenagem aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, demonstração de ordem unida sem comando com evoluções de militares no terreno, finalizando com o desfile da tropa a pé, motorizada e hipomóvel.
História
O Dia do Soldado foi instituído em 1923, sendo chamado inicialmente de “Festa de Caxias”. Dois anos depois, em 1925, o evento foi oficializado com o nome atual. Trata-se de uma da mais relevantes efemérides do Exército, homenageando a figura de seu Patrono, Duque de Caxias. Exemplo de soldado, Caxias construiu um legado de dedicação ao serviço e amor à Pátria, participando de eventos históricos no Brasil e no exterior, ao longo do século XIX, liderando o Exército Brasileiro na vitória durante a Guerra da Tríplice Aliança.
Ao longo de sua vida profissional e pessoal, Luis Alves de Lima e Silva ficou marcado pela retidão e inabalável senso de cumprimento de dever. Características tão destacadas, que o Patrono do Exército transformou-se em verbete de dicionário, com o termo Caxias sendo definido como “que ou aquele que é extremamente disciplinado, estudioso e cumpridor de suas obrigações”.
Com tantos predicados, tornou-se mais que justo homenagear a data de seu nascimento, 25 de agosto, como o Dia do Soldado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário