Em sintonia com o Acordo de Cooperação e com o apoio do 5º Grupamento de Engenharia, o DCMun concluiu em julho de 2025 a pavimentação da rede interna da área de empaiolamento da Unidade.
Da redaçãoParacambi (RJ) – Em 26 de agosto, o Depósito Central de Munição (DCMun) realizou um evento para celebrar o Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Comando Logístico (COLOG) e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). O Acordo tem por objetivo reflorestar uma área de 378 hectares de Mata Atlântica, no aquartelamento do DCMun, por meio do apoio especializado da CEDAE.
A iniciativa conjunta entre o Exército e a CEDAE constitui um verdadeiro modelo de cooperação institucional, em que ambas as partes serão beneficiadas, a saber: pela perspectiva do Exército, a restauração florestal fortalecerá a infraestrutura verde do DCMun, criando um cinturão verde que aumentará a proteção das áreas sensíveis contra os recorrentes incêndios florestais que assolam a região, além de proporcionar maior privacidade e segurança operacional às suas instalações; pela perspectiva da CEDAE, a recuperação ambiental dessas áreas contribuirá diretamente para a proteção da bacia hidrográfica do Rio Guandu, reforçando o compromisso da Companhia com a segurança hídrica, a conservação da biodiversidade e a Agenda 2030.
O Projeto contempla as seguintes etapas:
1) Limpeza e preparo da área para o plantio;
2) Controle de Formigas Cortadeiras;
3) Transporte das Mudas;
4) Adubação de plantio;
5) Plantio de mudas;
6) Manutenção do plantio;
7) Replantio;
8) Adubação de cobertura; e
9) Isolamento da área e Aceiros.
O projeto de implantação e manutenção terá duração mínima de 36 meses, com início previsto para o início do segundo semestre de 2025. Nesse interregno, serão gerados relatórios periódicos trimestrais para o acompanhamento adequado do Acordo de Cooperação.
A atividade contou com a participação do General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, Comandante Logístico; do General de Divisão Giovani Moretto, Comandante da 1ª Região Militar; do General de Brigada Vinícius Gonçalves Souza, Comandante da Base de Apoio Logístico (Ba Ap Log); dos Srs Allan Borges, representante da CEDAE, e Cleber, da GERDAU; do TC Roberto da Silva dos Santos, Diretor do DCMun, e de alunos do Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, desenvolvido pela organização militar (OM).
Ato contínuo à celebração do Acordo de Cooperação, as autoridades presentes e os alunos do PROFESP do DCMun realizaram o plantio de mudas da Mata Atlântica em uma das áreas de reflorestamento.
Em sintonia com o Acordo de Cooperação e com o apoio do 5º Grupamento de Engenharia, o DCMun concluiu em julho de 2025 a pavimentação da rede interna da área de empaiolamento da Unidade.
Com o emprego judicioso dos meios do 1º Batalhão de Engenharia de Combate foram realizadas a pavimentação das vias de acesso, drenagem e reconformação da base das estradas, além dos serviços de topografia e de laboratório de solos e asfalto, sendo entregues cerca de 8.000 metros de asfaltamento, incluindo as vilas militares da OM.
As ações em curso demonstram o contínuo empenho do COLOG e da Ba Ap Log em fortalecer sua capacidade logística, garantindo infraestrutura adequada e segura para o armazenamento e o transporte de munições estratégicas.
O investimento na modernização do aquartelamento do DCMun reflete o compromisso com a PRONTIDÃO LOGÍSTICA e operacional da Força Terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário