sexta-feira, 8 de março de 2024

Ex -vereador Edmilson Magalhães denuncia Copasa que continua jogando esgoto doméstico em canal do Cintra, desrespeitando contrato assinado de Concessão com o município em Montes Claros

A água suja, se mistura com o esgoto à céu aberto, e acende o alerta para doenças que pode afetar a população

Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial

Montes Claros/MG_ A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), responsável por abastecer mais de 450 mil consumidores em Montes Claros, tem sido alvo de muita reclamação, por não ofertar uma água de qualidade para consumo humano, atingindo diretamente todas as classes sociais, que buscam uma resposta para o descaso.

Em vídeos gravados pelo ex-parlamentar Edmilson Magalhães e divulgados em suas redes sociais, mostra o descaso da concessionária, com a água que está chegando muito suja, babujada, cheirando mal, e assustando os consumidores que precisam fazer uso para suas necessidades básicas. Em decorrência da ausência  de resposta, Magalhães, percorreu nascentes e córrego dos principais bairros de Montes Claros, conferindo que nada tem sido feito, para impedir os descasos da Copasa com os consumidores em Montes Claros, que começam a comprar àgua mineral, inclusive para tomar banho, com medo de ter doenças de pele.

"Estou aqui para mostrar a verdadeira situação de abandono que a população desta região está enfrentando. Mais de 20 bairros, praças, ruas e o Canal do Cintra estão completamente abandonados. É essencial lembrar que nesta região vivem pessoas, e devemos priorizar seu bem-estar, não apenas investir em asfalto. Montes Claros precisa de infraestrutura, sim, mas também precisa priorizar o cuidado com as pessoas: saúde, educação, esporte, cultura, assistência social. Deixamos um projeto de execução de 19 milhões para a segunda parte do Canal do Cintra, mas nada foi feito, tudo parou no tempo. O prefeito chegou a me dizer que a região não tem um representante. Chegou a hora de mudarmos essa realidade juntos!"
Dona Terezinha, uma moradora antiga do bairro Santa Rita, fez um desabafo emocionante e queixou-se do descaso da Copasa, bem como o aparecimento de ratos, escorpiões, e  descaso das autoridades em ver a água  suja se misturando junto ao esgoto a céu aberto. "

"Nós não somos cachorros, nem animais selvagens, nós somos gente, tem misericordia".

O que acontece com a água do esgoto, quando não tem um tratamento adequado para consumo humano?

Além do impacto na saúde e bem estar das pessoas, outras doenças que podem ser causadas pela contaminação da água por esgoto são infecções bacterianas, febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite A.

A equipe do Blog Jornalismo Imparcial, fez contato por telefone com a Copasa, relatamos os fatos, ao mesmo tempo solictamos uma Nota de Esclarecimento referente a água suja para consumo humano em Montes Claros.

A assessoria de imprensa, solicitou que fosse enviado a demanda por e-mail, no entanto, até o fechamento desta matéria, não  tivemos o  retorno da Copasa, mostrando total desrespeito com os consumidores.

Fica o alerta as autoridades!

O Blog Jornalismo Imparcial, é um canal independente sem viéis partidário, que tem o compromisso com a verdade, sempre pautado na veracidade dos fatos, sendo os olhos da sociedade. Faça valer seus direitos.

Apoie o Jornalismo independente comprometido com a defesa plural da Democracia.
PIX 38992080936 



Nenhum comentário:

Postar um comentário