Fotos CMA |
Da redação
Manaus (AM) – Durante a Operação Ágata, Comando Conjunto Uiara, as populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia, receberam assistência hospitalar, atendimentos odontológicos gratuitos, em uma força tarefa em conjunto da Marinha e FAB.Ainda, ações cívico-sociais e de assistência hospitalar beneficiaram a população com atendimentos médicos de pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, farmacêutica e laboratorial. Também foram ofertados, oficina e distribuição de kits de higiene bucal. As crianças participaram de atividades lúdicas e puderam aprender algumas práticas da vida militar, como a montagem de rede de selva e o preparo da ração operacional.
O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, acompanhou as atividades e destacou a vertentes do Exército de apoio à população. Ele enfatizou que a ação é eficiente para garantir a presença e prevalência do Estado Brasileiro na região.
Na comunidade indígena de Jutaí, polo Buá Buá, as ações beneficiaram os povos indígenas das etnias Makunadeb, do Rio Solimões e afluentes. O cacique Sinezinho, de Buá Buá, agradeceu o apoio recebido. "Sou grato às Forças Armadas, somando com os povos indígenas e trazendo suporte para os povos. Estamos satisfeitos com o pessoal das Forças Armadas e com o trabalho feito aqui".
As ações sociais do Exército fazem parte da tradição de combinar operações militares e desenvolvimento nacional. Nesse sentido, a Operação Ágata conta com uma vertente atuando diretamente no combate a crimes transfronteiriços e ambientais, e outra vertente prestando assistência social às comunidades por onde a tropa passa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário