Brasília (DF) – Militares do Exército Brasileiro apoiaram o resgate de um jovem indígena que havia sido dado como desaparecido por uma semana na terra indígena Urucu Juruá, no município de Itaipava do Grajaú (MA). Identificado como Roberto Carlos Costa Guajajara, indígena da etnia Guajajara, o jovem havia desaparecido no dia 2 de maio. Ele só foi encontrado na última quinta-feira, 9, no próprio território indígena, em uma busca que contou com o auxílio de militares do 50° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.
Após o desaparecimento, a família notificou os órgãos de segurança. Pouco depois, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) solicitou mais apoio para as buscas. Uma tropa de 24 militares do 50o Batalhão de Infantaria de Selva, incluindo equipe médica, deslocou-se da sede do Batalhão em Imperatriz (MA) até Itaipava do Grajaú, município situado a 280 km. Às 19h30 do dia 9, o jovem foi encontrado debilitado e com escoriações pelo corpo por ter vagado pela selva por vários dias. Após ser examinado pela equipe médica, o jovem foi devolvido para a família na Aldeia Urucu, onde mora.
Depois do resgate, os militares do 50° BIS, incluindo equipe médica, realizaram uma Ação Cívico Social na Terra Indígena Urucu Juruá. A iniciativa, que incluiu atendimento médico e odontológico, foi apoiada pela FUNAI.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Nenhum comentário:
Postar um comentário