sábado, 11 de fevereiro de 2023

Missão Humanitária Brasileira_ Saiba quem são os seis bombeiros militares mineiros que estão atuando na Turquia

 Em comum, além das bagagens, eles carregam experiências, em grandes desastres no estado de Minas Gerais, treinamentos e empenhos em outras missões internacionais.

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Com temperaturas abaixo dos 6 graus negativos, os bombeiros militares de Minas Gerais, chegaram em Karamanraras, no sul da Turquia na sexta-feira (10), já próximo da fronteira da Síria. Depois das tratativas com a Defesa Civil local, eles iniciaram sua primeira missão para localizar uma criança.

Viagem longa e demorada, frio intenso, dificuldades para acessar as áreas afetadas, comunicação precária e destruição para todos os lados. Mesmo antes de chegar no perímetro de maior devastação, eles já começam a visualizar as dificuldades que enfrentarão.

Mas quem são os seis homens escolhidos que representam o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em uma missão de ajuda humanitária na Turquia?

Em comum, além das bagagens, eles carregam experiências, vários cursos, treinamentos e empenhos em grandes desastres no estado e em outras missões internacionais. Providos de coragem e determinação, talvez o maior desafio dos militares seja deixar em casa bebês recém-nascidos, esposas preocupadas e ansiosas pelo regresso dos bombeiros. Todos eles também carregam um sentimento em comum: o desejo de salvar vidas e ajudar a diminuir a dor e o sofrimento de um país assolado pela força da natureza.

Conheça melhor nossos militares:

Major Heitor Aguiar Mendonça

No CBMMG desde 2004, o militar integrou a Força Nacional na visita do Papa Francisco ao Brasil em 2013. Possui cursos de Salvamento Veicular (2022) e Mergulho Autônomo (2017), dentre outros. É formado em Ciências Biológicas e possui duas pós-graduações. É casado e pai de uma criança de 2 anos de idade.

Tenente BM Leonan Soares Pereira
No CBMMG desde 2010, o militar comandou o Pelotão de Combate à Incêndios Florestais, atendendo várias ocorrências complexas (destaque para Operação Amazônia) para preservação das unidades de conservação do solo mineiro. É casado e pai de uma bebê com cinco meses de vida. 

Capitão BM Tiago Silva Costa 

No CBMMG desde 2009, o capitão comandou o Pelotão de Busca e Salvamento no atendimento de diversas ocorrências de busca e salvamento de vítimas presas sob escombros, soterradas ou encarceradas em veículos. Participou das operações após o rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) e missões humanitárias em Moçambique (2019) e Haiti (2021). Possui cursos de especialização em Montanha (2011), Mergulho Autônomo (2018) e técnicas de levantamento pesado, estabilização e escoramento estrutural (2022), dentre outros. 

1º Sgto  BM William Lopes Tristão 
No CBMMG desde 2007, trabalha no Pelotão de Busca e Salvamento. Participou das operações após o rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) e missão humanitária em Moçambique (2019). Possui cursos de condução de embarcação (2008), BREC (2014) e credenciamento em mergulho (2021), dentre outros. É casado e pai de duas crianças. 

2º Sgto  BM Leonardo Costa Pereira 

No CBMMG desde 2008, trabalha no Pelotão de Busca e Salvamento. Participou das operações após o rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) e missão humanitária em Moçambique (2019). Possui cursos de emergências médicas (2008), BREC (2014), CIURB (2018) e CSV (2022), dentre outros. É casado, mas ainda não tem filhos. 

CB BM Vitor Bruno Alves de Olive

No CBMMG desde 2009, trabalha no Pelotão de Busca e Salvamento. Participou das operações após o rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Possui cursos de emergências médicas (2009), BREC Avançado (2020), Salvamento Terrestre (2021), Salvamento Veicular (2022), dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário