terça-feira, 8 de novembro de 2022

Vídeo_ Polícia Civil em Montes Claros alerta sobre golpes com cartão de aproximação

Golpista rouba conta bancária só de estar ao lado da vítima, o crime vem aumentando na cidade

Foto/Jornalismo Imparcial

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Montes Claros/MG_ Com a chegada das festas de final de ano, os pagamentos por aproximação, que se popularizaram durante a pandemia, tendem aumentar. Golpista rouba a conta bancária só de estar ao lado da vítima, o crime vem aumentando em Montes Claros.

Os criminosos, roubam cartões, ainda tentam a sorte escondendo maquininhas e se aproximando de pessoas (normalmente em lugares lotados) para tentar fazer operações em cartões desprotegidos.Como não há necessidade de digitar a senha, muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois. 

Os idosos, tem sido alvos, visados por esses golpes, pois acumulam economias financeiras, e possuem um crédito forte, sendo vítimas deste crime.

Além disso, os criminosos procuram atacar alvos que eles acreditam serem ingênuos e que confiam em pessoas agradáveis.

Em um vídeo, a pedido do Blog Jornalismo Imparcial, o delegado Alberto Tenório, Titular da Delegacia Antidrogas e Delegacia de Investigações Especiais, faz o alerta para que a população, tome algumas medidas de segurança, ao irem as compras  do final de ano.

Vale ressaltar que em caso de uma pessoa cair no golpe com cartão de aproximação, a primeira ação a ser tomada pelo consumidor ao perceber que foi vítima de golpe é notificar o banco o mais rápido possível e fazer a contestação dos valores.

Depois, o cliente pode registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet. Além de servir como mais um registro do golpe, o B.O. também é usado para fins de políticas públicas, "para que as autoridades e a sociedade como um todo saibam o que está acontecendo.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário