Minas Gerais (MG) - Entre os dias 25 de junho e 1º de julho de 2022, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha realizou um exercício no terreno denominado Operação DIEDRO 2022.
O exercício foi conduzido e executado nas regiões dos municípios de Descoberto e Guarani, ambos em Minas Gerais, e simulou um cenário de Defesa Externa (situação de guerra), com operações ofensivas e defensivas em ambiente operacional de montanha.
A Brigada de Montanha empregou uma Força-Tarefa, sob o comando do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), que foi reforçada por uma Seção de Artilharia Antiaérea, do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, de Sete Lagoas e de um Pelotão de Engenharia, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, de Itajubá.
A Brigada recebeu, ainda, o apoio de duas aeronaves (1 HM-1 Pantera e 1 HM-3 Cougar) do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx).No curso da operação foram desencadeadas diversas atividades militares, tais como infiltração terrestre em ambiente de montanha, tiro simulado de artilharia, ações de reconhecimento e segurança, transposição de curso d'água, lançamento de obstáculos terrestres, operações aeromóveis, ataque coordenado, defesa antiaérea e suprimento.
Durante a Operação foi possível executar todas as funções de combate – Movimento e Manobra, Fogos, Inteligência, Proteção, Logística e Comando e Controle, além de avaliar atributos da área afetiva submetendo as tropas às intempéries do clima, do terreno montanhoso com esforços físicos rigorosos, exigindo dos envolvidos o exercício da liderança em todos os níveis, coesão, espírito de corpo e elevada capacidade de durar na ação.
A FT 12 cumpriu sua missão como tropa especializada para operar em ambiente de montanha demonstrando, mais uma vez, o alto valor de seus combatentes, herdeiros das tradições da Força Expedicionária Brasileira e dos integrantes de todos os tempos da única Brigada de Montanha do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário