O projeto é resultado da preocupação da delegada Gabriela Pádua Salomão Hanuux, que trabalhou em Jaíba, com os cães de rua. O propósito foi abraçado pela Dra. Bruna Garcia ao assumir a titularidade da Delegacia, além da Comarca a autoridade assumiu o compromisso de apoiar a causa em prol dos animais.
Os policiais e servidores municipais mensalmente realizam uma “vaquinha” para adquir ração, com a adesão o custo fica acessível a todos. Os integrantes da associação são responsáveis por colocar os alimento em vários pontos da cidade, formando uma verdadeira rede de alimentação.
A Delegada esclarece que diariamente colocava ração e água na calçada da delegacia, durante o expediente. Com o tempo, percebeu a necessidade de disponibilizar água e alimento nos períodos noturnos e finais de semana e, assim, passou a colocar os vasilhames na calçada da residência dela que fica próxima à delegacia.
"Esta ação dos policiais civis de Jaíba reforçam o papel da Polícia Civil, que não é só de polícia judiciária, mas também de polícia comunitária, que trabalha em parceria com o povo e com a sociedade civil organizada, visando melhor qualidade de vida para todos, incluindo o equilíbrio ecológico", explicou a Delegada Bruna Garcia.
O meio ambiente é a verdadeira moradia de todos, essa ação tem por objetivo,ser espelho e exemplo à população.
"É necessário conscientizar a sociedade sobre a importância de olhar com respeito e carinho os animais de rua" finalizou a Delegada.