quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A Comunicação Social do Exército Brasileiro diante dos desafios atuais

 

O autor é oficial da Arma de Artilharia e foi formado pela Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1999. Realizou o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) nos anos de 2014-2015. Após o curso da ECEME, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) nos anos de 2016-2017, quando foi designado para ser Assessor no Colégio Interamericano de Defesa, em Washington D.C., Estados Unidos da América. Atualmente, o militar é instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Por Tenente Coronel Maurício José Lopes de Oliveira/ EBlog do Exército Brasileiro

Nota-se que este problema mundial tem gerado uma crise humanitária na área da saúde e, por consequência, causará danos incalculáveis na economia global, pois a incerteza sobre a duração da pandemia gera insegurança nos campos social e econômico de todos os países. Outro grande desafio para o País é a proteção da nossa Amazônia. A Operação Verde Brasil 2 é uma operação militar de sucesso levando-se em consideração a imensidão do território Amazônico brasileiro.

O Planejamento Estratégico de Comunicação Social do Exército foi prontamente reformulado em resposta às incertezas causadas pela pandemia. A preocupação com a dimensão informacional, e o seu entendimento no cenário do século XXI, é um grande desafio. Desta feita, a Comunicação Estratégica do Exército cresce cada vez mais de importância com foco na sociedade brasileira.

É de conhecimento que a Comunicação Social se divide nos ramos de Relações Públicas, Informações Públicas e Divulgação Institucional. Desta forma, a Comunicação Social vem sendo, mais uma vez, uma ferramenta de extrema importância em tempos de crise, na medida em que seus ramos são extremamente demandados neste período. A Comunicação Integrada destes ramos fica cada vez mais evidente diante dos desafios do mundo moderno, dentre os quais destaca-se a rapidez com que as mensagens se propagam pelo mundo. Hoje, um acontecimento regional torna-se notícia nacional e mundial em poucos minutos dependendo de sua relevância. A procura pela informação, por parte dos órgãos de imprensa, das tarefas realizadas por nossas tropas e o interesse em divulgarmos o trabalho grandioso realizado pelo Exército Brasileiro ressalta um exemplo da interconexão existente entre estes ramos da Comunicação Social.

Destaca-se o trabalho diuturno realizado pela Comunicação Social do Exército no sentido de cumprir, com excelência, as tarefas dos ramos da comunicação citados. A divulgação de vídeos no Youtube e matérias curtas no Noticiário do Exército, as postagens no Twitter, Facebook, Instagram e o PodCast – Braço Forte estão sendo muito bem utilizados para comunicar o trabalho desenvolvido pelo nosso Exército em todo o País.

A preocupação com as medidas tomadas para unificação de discurso em um momento de crise também é muito importante, no momento em que as atividades do Exército são realizadas na imensidão de nosso território de forma descentralizada. É hora de reafirmar a credibilidade do Exército Brasileiro perante a sociedade com a divulgação do trabalho desenvolvido por nossas tropas de norte a sul do País.

A própria incerteza causada por novos desafios, aliada à velocidade na qual as informações são geradas e transmitidas no século XXI, resulta a necessidade de bem empregar a Comunicação Social nos tempos atuais. A importância de muito bem comunicar com o nosso público interno e com o público externo ao Exército faz da Comunicação Social um multiplicador do poder de combate ao retratar a forma organizada e profissional de trabalho de nossas tropas no enfrentamento dos desafios inéditos que ora se apresentam.

Nos dias atuais, destaca-se a necessidade de massificar, com o nosso público interno, as medidas de proteção à imagem da Força Terrestre, apoiando a família militar com informações precisas e mantendo a moral elevada das tropas no momento de grande incerteza e de combate ao inimigo invisível. Essa mesma necessidade em bem comunicar para o público externo cresce de importância ao se divulgar o trabalho incansável das tropas militares em apoio aos órgãos governamentais, destacando a vertente Mão-Amiga em todo o território nacional. Essa divulgação institucional fortalece a alta credibilidade do Exército Brasileiro perante a sociedade brasileira transmitindo a mensagem salutar de que o Exército nunca para.

O Exército Brasileiro sempre esteve ao lado do seu povo em todos os momentos marcantes da história do Brasil, e desta vez não poderia ser diferente. O Exército de Caxias vem desenvolvendo um trabalho diuturno nas vertentes – Braço Forte e Mão Amiga –, como a atuação dos profissionais de saúde em todo o território nacional, a presença de tropas na Amazônia proporcionando melhorias na saúde e proteção aos diversos grupos indígenas, a defesa do meio ambiente e a destacada participação da nossa Engenharia levando benefícios de infraestrutura ao Nordeste. Todas estas atividades fortalecidas pela ferramenta da Comunicação Social serão fatores positivos de desequilíbrio midiático para vencermos os desafios atuais e ajudar o País, mais uma vez, em um dos momentos mais difíceis de sua história.

Brasil Acima de Tudo! Lutaremos sem temor!

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