Divulgação CBMMG |
Diana Maia com informação do CBMMG/Salinas
Operação Cabeceiras
Uma força tarefa foi montada nesta sexta-feira (08.11) na Câmara Municipal de Padre Carvalho, coordenado pelo Corpo de Bombeiros de Salinas, diante de um grave incêndio florestal
que devassava grande parte da mata no perímetro urbano e zona rural da cidade de Padre Carvalho.
Diante da situação, foi
Em data pretérita, outros focos (de grandes proporções), atingiram a nascente de um córrego que abastece o município e matas de reserva legal da fazenda Lambedor, ocasionando grande prejuízo ambiental para comunidade da região afetada.
Dinâmica da Operação
Utilizando a estrutura da Câmara dos Vereadores de Padre Carvalho foi instalado o Posto de Comando do Sistema de Comando de Operações, liderado pelo Corpo de Bombeiros de Salinas e Prefeitura de Padre Carvalho, coordenando e controlando todos os recursos materiais e humanos necessários para a resolução da ocorrência que assolava a região. Ao todo foram empenhadas 04 viaturas do Corpo de Bombeiros, 11 Bombeiros Militares de Salinas, 13 veículos de apoio (leves e pesados) e 39 pessoas em apoio para o combate, sendo funcionários cedidos por empresas locais de reflorestamento e prefeitura. Foram consumidos aproximadamente 419 hectares de vegetação. O sucesso da operação só foi possível face ao apoio de populares voluntários e poder público (executivo e legislativo) de Padre Carvalho que não mediram esforços na sinergia entre as diversas agências envolvidas.