Pacaraima (RR) – A Força-Tarefa Logística Humanitária recebeu, entre os dias 15 e 18 de setembro, o Chefe de Gabinete do Comando do Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro.
A comitiva participou de reuniões de ambientação e visitou os Postos de Interiorização e Triagem, o de Recepção e Apoio, os abrigos Rondon 3 e Pintolândia. Na cidade de Pacaraima, fronteira do Brasil Venezuela, visitou os Postos de Recepção e Identificação, de Atendimento Avançado e de Interiorização e Triagem, além do abrigo Janokoida, dedicado a indígenas da tribo warao.
No retorno a Boa Vista (RR), o General promoveu uma palestra sobre a carreira militar aos integrantes da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. O encerramento das atividades de visitação se deu em Manaus, onde a comitiva conheceu as novas instalações da operação na capital amazonense.
Segundo o Chefe do Gabinete do Comandante do Exército, “os integrantes da Operação Acolhida, oriundos da 3ª Divisão de Exército, estão realizando um trabalho excepcional integrados com órgãos governamentais e agências da ONU. Essa Operação enobrece o soldado brasileiro e torna o Exército realmente digno de ser o Braço forte e Mão Amiga desta nação”.
A Operação Acolhida
A Força-Tarefa Logística Humanitária é uma operação conjunta entre as Forças Armadas, interagências (Governo Federal, OIM, ACNUR, Polícia federal, Sociedade Civil, ONG e outras entidades) e de natureza humanitária, que visa oferecer condições dignas aos imigrantes provenientes da Venezuela e sua inserção socioeconômica no Brasil.
Atualmente, o foco da operação é a interiorização, que é dividida em quatro modalidades: vaga de emprego sinalizada, que ocorre quando o imigrante é direcionado para uma vaga de emprego definida; institucional, quando é feita a transferência de abrigos de Boa Vista para abrigos mantidos pelo poder público no interior do país; sociedade civil, que ocorre quando, por meio de parcerias com as instituições civis, o imigrante é levado de um abrigo para outro em estado diferente; e a modalidade reunificação familiar, situação na qual o cidadão tem algum familiar que pode recebê-lo em sua cidade e integrá-lo à sociedade.
Até o momento, desde o início da Força-Tarefa, 19.500 imigrantes foram interiorizados, 2.420 somente no mês de agosto de 2019.