terça-feira, 9 de abril de 2019

Investigador da Polícia Civil fomenta projeto que previne jovens a entrarem no mundo da criminalidade no Norte de Minas.

 Diana Maia- Jornalismo Imparcial
Norte de Minas_ Completando dois anos de vida, o Projeto Guarda Mirim Onésimo,  implantado na cidade de Januária/MG, pelo investigador da Polícia Civil José Carlos Teixeira Nascimento, tem sido destaque, ao contribuir para  prevenir, que adolescentes e jovens, se envolvam no mundo do crime.
Atualmente o policial civil, é coordenador do Projeto que iniciou em 2017, tendo como objetivo prevenir o envolvimento de jovens com a delinquência juvenil.
De acordo com a PC, o projeto é direcionado para crianças e adolescentes a partir dos oito anos de idade. Estes jovens tem que está matriculados e ter ótima frequência na Escola Pública Onésimo, que recebeu o nome do  projeto. 
Desde a criação da Guarda Mirim Onésimo, cerca de 500 jovens, participam assiduamente do projeto.
O idealizador e coordenador do projeto, o Investigador de Polícia José Carlos Teixeira do Nascimento revela que, sensibilizado com a necessidade de fortalecer a formação de jovens cidadãos viu-se impelido a compartilhar conhecimentos sobre disciplina e cidadania e contribuir com a Segurança Pública na região.
No mês de março 2019, foi realizada a cerimônia de Troca de Patente de 130 (cento e trinta) alunos da Guarda Mirim. Estes jovens avançaram na sua formação, e ao final de cinco anos, os jovens que iniciaram o projeto poderão se tornar instrutores dos próximos alunos, um círculo de aprendizado permanente.
O Projeto Onésimo, desde a sua criação, sobrevive com a ajuda e apoio de voluntários. Devido a importância do projeto para a cidade Januária, a sociedade local abraçou a causa, pois, leva esperança, trabalha a formação de valores e ensina cursos profissionalizantes, com isso, proporciona a estes jovens inclusão social que impede de
svios de condutas.