segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Turismo Cultural _Museu Ipiranga uma viagem a história do Brasil e do Exército 6º Batalhão de Infantaria Leve

Diana Maia /com informações do Exército Brasileiro
Preservando o passado, com um olhar para o futuro, o Museu Ipiranga do 6º Batalhão de Infantaria Leve, localizado na rua José Bonifácio nº 33 bairro Jardim Rafael, Município de Caçapava, Estado de São Paulo, abriga neste século XXI, um dos maiores tesouros da História do Brasil e do Exército Brasileiro.
Caçapava, localizado em uma região estratégica, entre São José dos Campos e Taubaté, com uma população estimada com cerca de 93.488 habitantes  em 2018,  abriga o Espaço Cultural do Regimento Ipiranga.
Um lugar imperdível para quem aprecia o turismo cultural, direcionadas para o conhecimento e lazer, educativos, informativos.    
Museu Ipiranga do 6º Batalhão de Infantaria Leve_ Fotojornalismo: Exército Brasileiro
 
A cidade que possui o lema patriota, "Mea autem Brasiliae magnitudo. A minha grandeza é também a do Brasil", tem um espaço reservado, onde abriga o Espaço Cultural do Regimento Ipiranga é indispensável ao interessado na História de campanhas militares brasileiras.
 No Museu Ipiranga, o atual 6° Batalhão de Infantaria Leve (BIL),  guarda um pouco da história
do Exército Brasileiro,  perpetuando a  luta dos militares que combateram na Guerra do Paraguai (1864-1870), na Guerra do Contestado (1912-1916) e na Revolução Constitucionalista (1932). Relíquias de tempos tão distantes estão intactas, guardadas com muito cuidado no Espaço Cultural do Regimento Ipiranga.
O grande tesouro que o museu abriga, porém, é oriundo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Documentos, fotos, armamentos, maquetes, fardamento, bandeiras, estandartes e espólios de guerra são encontrados por todo museu. A cada sala que o visitante avança, um novo espaço de contemplação surge junto a uma surpresa diferente e mais impactante que a anterior. Na sala de armamentos, por exemplo, chama atenção a metralhadora alemã MG 42, apelidada pelos expedicionários brasileiros na Itália de “Lurdinha”, e o fuzil Springfield, utilizado pelas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O museu fica aberto ao público de segunda a quinta-feira das 9h30 às 11h e das 14h às 16h e às sextas-feiras apenas na parte da manhã. Para visitá-lo, basta agendar com a Seção de Relações Públicas do 6º BIL pelo telefone (12) 3652-6057.