quarta-feira, 25 de julho de 2018

Operação Acolhida: interiorização no Rio de Janeiro

4ª fase de interiorização da Operação Acolhida


Agência Verde Oliva_Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro participa ativamente da 4ª fase de interiorização da Operação Acolhida. Nesse contexto, nos dias 3 e 24 de julho de 2018, o Comando Militar do Leste, por intermédio da 1ª Região Militar, recepcionou e transportou 86 venezuelanos da Base Aérea do Galeão para os abrigos “Aldeias Infantis SOS Brasil” e “Cáritas”, designados pela Casa Civil da Presidência da República e localizados, respectivamente, nos bairros Itanhangá e Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. 
A Força-Tarefa Logística Humanitária é uma estrutura conjunta das Forças Armadas, que visa oferecer condições dignas aos imigrantes provenientes da Venezuela. A Operação Acolhida, sob a coordenação dessa Força-Tarefa, atua de modo interagências, envolvendo vários órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A base legal encontra-se na Medida Provisória (MP) n.º 820, assinada em 15 de fevereiro de 2018 pelo presidente da República.
Em seguida, também foram assinados dois decretos – n.º 9285 e 9286 –, sendo que o primeiro reconhece a situação crítica, enquanto que o segundo define a composição, as competências e as normas de funcionamento do Comitê Federal.