domingo, 28 de setembro de 2025

Morre aos 101 anos Russell M. Nelson, Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias

Um “médico amado” que fundiu a medicina
 e a fé

Imagem Igreja de  Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias

Sarah Matias/Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Na manhã deste domingo, (28/09), os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias receberam a notícia do falecimento de seu líder, o Presidente Russell M. Nelson. Ele tinha 101 anos de idade e era até então, o membro mais velho em atividade pela Igreja. O comunicado de seu falecimento ocorreu nos meios oficiais de comunicação da igreja. Ele partiu às 22:00 da noite de sábado (27/09), horário local em Utah, 01:00 da manhã pelo horário de Brasília.

Antes de atuar como uma liderança de tempo integral na igreja, Russell era um cirurgião cardíaco reverenciado e respeitado no mundo inteiro. Realizou a primeira cirurgia de peito aberto em Utah, em 1955. Serviu como presidente da Sociedade de Cirurgia Vascular, diretor da Junta Americana de Cirurgia Torácica, encarregado do Conselho de Cirurgia Cardiovascular da Associação Americana de Cardiologia, e presidente da Associação Médica do Estado de Utah. Foi autor de vários capítulos de livros de medicina e outras publicações. Deu palestras e visitou profissionais de muitas organizações em todos os Estados Unidos e em outros países. E era fluente em 11 idiomas.

Foi chamado a servir como apóstolo em 7 de abril de 1984. Se tornou líder da Igreja em 14 de janeiro de 2018. É lembrado por fazer um ministério mundial, ao visitar 32 países, além de territórios dentro dos Estados Unidos, ampliou a construção de novos templos (anunciou a construção de 43 novos templos). A partir da Conferência Geral de abril de 2018, na qual foi apoiado como apóstolo sênior, o presidente Nelson começou a fazer ajustes frequentes com o objetivo de ajudar os santos a ministrar mais como Jesus Cristo e a enfatizar melhor o papel central do Salvador do mundo em tudo que a Igreja faz. 

Reconhecimento por outras lideranças religiosas mundiais


O Presidente Russell M. Nelson mantinha uma boa relação com outras lideranças religiosas a nível mundial, ressaltando o amor de Cristo pelos irmãos de fé, independente da crença que se seguia, pois o verdadeiro evangelho está em seguir os exemplos de Jesus Cristo.

Um “médico amado” que fundiu a medicina e a fé 

Não é de se esperar que um apóstolo tenha sido um cirurgião cardíaco mundialmente reconhecido, como foi o caso do presidente Nelson antes de seu chamado para servir na Igreja por toda a vida. No entanto, curar corações tanto física quanto espiritualmente não é algo incomum para os discípulos de Jesus Cristo em todas as épocas. Um dos autores do Novo Testamento, Lucas era um médico de reputação — o apóstolo Paulo, com quem ele viajou como missionário, de fato o chamou de “o médico amado” (Colossenses 4:14).

O Presidente Russell M. Nelson deixa 10 filhos, 57 netos e 127 bisnetos.

Assim como aconteceu com os apóstolos na época do Novo testamento, os apóstolos santos dos últimos dias são chamados para serem testemunhas de Jesus Cristo. O Presidente Nelson estava entre os 15 homens que supervisionava o crescimento e desenvolvimento da Igreja a nível mundial, que atualmente conta com mais de 16 milhões de membros.

Após o funeral do Presidente Nelson, o Quórum dos 12 Apóstolos se reunirá para escolher o próximo líder e sucessor a guiar a Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário