quarta-feira, 23 de julho de 2025

Sargento do Exército salva tripulantes em naufrágio na Bolívia

 O militar estava passeando com sua família quando avistou um barco colidir com um "camalote"

Comando Militar do Oeste

Da redação 
jornalismoimparcial@gmail.com

Corumbá (MS) – Um ato de bravura marcou o último dia 17 de julho na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O 2º Sargento Artur Vinícius Oliveira Tito, do Exército Brasileiro, integrante no 17º Batalhão de Fronteira em Corumbá (MS), resgatou dois tripulantes de uma embarcação que naufragava no lago Cáceres, na cidade boliviana de Porto Suárez.
 O militar estava passeando com sua família quando avistou um barco colidir com um "camalote" — uma densa formação de vegetação aquática — e começar a afundar. Ao perceber que os dois ocupantes estavam à deriva, o sargento não hesitou. Utilizando seu treinamento em salvamento aquático, ele realizou as manobras necessárias para socorrer as vítimas e levar a embarcação para um local seguro.

A ação rápida do Sargento Tito, que é "Guerreiro do Pantanal" e instrutor no Centro de Instrução de Operações no Pantanal, foi fundamental. Ele salvou a vida de dois homens com cerca de 50 anos e ainda conseguiu preservar o barco, que, segundo informações, é o meio de trabalho dos sobreviventes.
 

Em depoimento, o militar destacou que a maior dificuldade foi a incerteza sobre as condições do local. "Por estar em um curso d'água desconhecido, não sabia a profundidade, se havia animais peçonhentos ou correnteza muito forte. No entanto, após uma análise rápida, concluí que era um local fundo, o que tornava a manobra de resgate mais segura", relatou o Sargento Tito.
 


Ele acrescentou que, por estar de folga e sem o uniforme, estava mais vulnerável a ferimentos, mas decidiu intervir por ser o único no local com a capacitação técnica para o resgate.

Ao final, o militar reforçou como o treinamento contínuo foi decisivo. "Senti-mo bem, com o sentimento de missão cumprida. Eu treino para esse tipo de situação e ensino essas técnicas. Foi a oportunidade de colocar em prática todo o meu conhecimento", concluiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário