Valores são depositados nas contas dos contribuintes e podem ser consultados no portal Gov.Br, no site e no aplicativo do órgão
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
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A Receita Federal, alerta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto para contribuintes. Mensagens maliciosas de SMS estão sendo propagandas alegando que a restituição do Imposto de Renda estaria prestes a vencer e que o resgate dependeria do acesso a um link suspeito.
A Receita Federal não envia mensagens ou notificações por e-mail, SMS sobre a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal faz toda a comunicação oficial por meio do portal Gov.Br ou pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda (IRPF), recebe o valor automaticamente depositado na conta bancária informada na sua declaração.
Não é necessário realizar nenhuma ação extra para receber o valor. Para verificar se a restituição foi processada ou o valor depositado, basta consultar a Receita Federal por meio do aplicativo Receita Federal ou na página do órgão https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/
Existe também a opção de uma consulta detalhada à situação da restituição, onde será informado o valor, instituição financeira, data do depósito e total da restituição corrigida (os dois últimos dados somente no caso de restituição já enviada para crédito em conta) e a orientação no caso de não ter sido disponibilizada na data prevista, na agência bancária indicada. Para isso, será necessário realizar login via conta Gov.br nível Prata ou Ouro (via APP Receita Federal ou opção Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC):
O que fazer se houver problemas com a restituição - Restituição não recebida ou divergente: Se você acha que o valor da restituição está incorreto ou se ainda não recebeu o valor, verifique o extrato da sua declaração de Imposto de Renda no portal e-CAC. No extrato, você pode conferir se há alguma pendência ou ajuste necessário. Caso precise corrigir alguma informação, envie uma declaração retificadora.
Restituição "Disponível para reagendamento" : Se a sua restituição ficou disponível, mas você não retirou o valor no prazo de 1 ano, os valores retornam para a Receita Federal. Nessa situação, você precisa reagendar o saque diretamente no site do Banco do Brasil ou entrando em contato com a Central de Atendimento do BB pelos seguintes números:
4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-729-0001 (outras regiões)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Pedido de restituição de imposto pago indevidamente:
Se você pagou mais imposto do que o devido ou o recolhimento foi feito de forma indevida, após o processamento da declaração, você pode solicitar a devolução pelo sistema PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação). O pedido pode ser feito diretamente no portal da Receita Federal ou utilizando o programa específico disponibilizado no site.
Dessa forma, todas as informações sobre a sua restituição são acessíveis pelo e-CAC através do login Gov.Br ou no aplicativo da Receita Federal, garantindo segurança e evitando riscos de cair em golpes.
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