A visita do embaixador e da adida comercial do Quênia à Suframa, abre portas para futuras colaborações que podem beneficiar ambos os países.
Ascom |
Manaus/AM_ A Suframa, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), a visita do embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto, e da adida comercial da embaixada, Beatrice Kinyua. O encontro marcou o início de discussões sobre uma possível cooperação entre o país africano e a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Durante a reunião, o embaixador salientou que o Quênia, que possui 38 zonas francas e destaca-se nos setores têxtil, de camisetas e chá, vê com interesse o modelo de sucesso implantando na ZFM. Durante a reunião, foram traçados planos para uma segunda missão empresarial ao Quênia, prevista para outubro, com possibilidade de inclusão de palestra sobre a Zona Franca de Manaus aos empreendedores quenianos. A primeira missão empresarial do Brasil ao Quênia ocorreu em agosto do ano passado.
Outro tema abordado foi a possibilidade de assinatura de um memorando de entendimento, nas próximas semanas, com o objetivo de viabilizar uma cooperação bilateral entre autoridades de áreas aduaneiras especiais, com participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, sugeriu que o embaixador Kaanto aproveite a viagem para visitar empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) nos próximos dias, com representantes da Autarquia acompanhando a atividade.
“A visita do embaixador e da adida comercial do Quênia à Suframa abre portas para futuras colaborações que podem beneficiar ambos os países. A troca de experiências e o estabelecimento de parcerias com as Zonas Francas quenianas têm o potencial de fortalecer a economia local e promover a inovação bilateral”, afirmou Bosco Saraiva.
Após a visita à Suframa, os diplomatas seguiram para a sede do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) onde conheceram algumas pesquisas lá desenvolvidas. O objetivo da visita foi entender como a região explora os bionegócios, conciliando o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental.
“O CBA está se consolidando como referência na utilização sustentável dos recursos naturais da Amazônia, com pesquisas que podem servir como modelo para iniciativas semelhantes no Quênia. A visita dos diplomatas do Quênia à Suframa e ao CBA representa um passo importante para um futuro intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, resultando em novas oportunidades de negócios para ambos os países”, explicou o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar.
Também participaram do encontro, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte, ministra Maria Deize Camilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário