O Comando Conjunto da Operação Pantanal II, em mais um esforço coordenado entre as Forças Armadas, realizou na última terça-feira (23/07), uma Evacuação Aeromédica (EVAM) na Base de Apoio Logístico Jaguar, instalada nas proximidades do km 110 da rodovia Transpantaneira, em Mato Grosso/MT.
O objetivo foi prestar atendimento médico a um brigadista do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), que está operando na Base, e apresentou um incômodo forte abdominal, com suspeita de úlcera perfurante. Na ocasião, foi acionada a Força Aérea Componente (FAC) que, de prontidão, disponibilizou um helicóptero H-60L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), para realização da evacuação do paciente, da Base Jaguar para o aeroporto da cidade de Poconé/MT.
O paciente, em condição estável, foi entregue aos cuidados de uma equipe médica do SAMU, sendo deslocado de ambulância à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poconé/MT.
Sobre a Base Jaguar
A base está em funcionamento desde o dia 6 de julho e possui as seguintes instalações: sala de situação, posto rádio, posto médico, estação de abastecimento para aeronaves, cozinha de campanha, depósito, refeitório, estrutura de higiene e alojamento para 100 brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT), ICMBio e IBAMA, além do outras agências que apoiam as atividades.
O local emprega diversos materiais de emprego militar, tais como o helicóptero UH-60 Black Hawk, rádios, viaturas, rastreadores, terminal satelital leve, entre outros, visando manter o contínuo apoio logístico para as tropas, os brigadistas e bombeiros empregados na Op Pantanal II. Assim, as agências tem uma posição de apoio mais próxima da área de combate aos incêndios, com uma estrutura que permite o descanso, revezamento e reconhecimentos dos agentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário