quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Crime Ambiental:Moradores de Montes Claros denunciam Copasa pelo descarte irregular de resíduos orgânicos e esgoto doméstico em córrego, levando a morte cardumes de peixes

Cerca de mil alevianos, que vivem no pequeno curso d’água, podem está com seus dias contados, além de cágados que  também podem ser vistos no local.

Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/Mg_ Nesta quarta-feira (27/12), moradores indignados, registraram em toda nascente que corta o canal do Cintra e demais bairros adjacentes, imagens de cardumes de peixes jovens, mortos, em uma área que deveria estar sendo preservada pelas autoridades do município de Montes Claros. De acordo com os moradores do bairro Lourdes, diferentes espécies que vivem, e deslocam-se no entorno do córrego, em busca de alimentos e para coabitarem  estão correndo risco de terem  sua  sobrevivência dizimada. Vale ressaltar que os  crimes ambientais são definidos como ações ou omissões que afetam negativamente o meio ambiente e os recursos naturais. Cerca de mil alevianos, que vivem no pequeno curso d’água, podem está com seus dias contados, além de cágados que  também podem ser vistos no local. Moradores ressaltam que há registros de cágado-rajado (Phrynops williamsi), uma espécie de quelônio ameaçada que vive a beira das nascentes.
Os moradores e trausentes do bairro Santa Rita I,  Nossa Senhora de Fátima, Lourdes, e adjacentes, que denuncia o crime ambiental, reclamam que o descaso ocorre devido a falta de uma boa fiscalização das autoridades junto a COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, que faz vista grossa com o descarte de esgoto, que termina alterando a qualidade da água e solo, juntamente com o descarte irregular de resíduos orgânicos e esgoto doméstico não tratado.
O ex vereador Edmilson Magalhães, um dos defensores da nascentes e que conhece bem o problema desde 2020, visitou o local, e comprovou a veracidade dos fatos registrados pelos moradores, compartilhando em suas redes sociais o descaso.

"É uma vergonha e um absurdo o que está acontecendo em Montes Claros, falta organização, empenho e respeito para com todos.  É preciso que providências sejam tomadas para que as pessoas tenham água e um serviço de esgoto de qualidade e acima de tudo respeito com o meio ambiente". Finalizou o ex parlamentar.

A equipe do Blog Jornalismo Imparcial, tentou fazer contato com a assessoria da Prefeitura de Montes Claros, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Na oportunidade fica o espaço aberto, caso queira se pronunciar sobre a denúncia dos moradores sobre o descaso com o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário