domingo, 10 de setembro de 2023

Operação Taquari_ Forças Armadas transportam hospital de campanha do SUS para Roca Sales

O hospital erguido em conjunto pela Forças Armadasirá funcionar 24 horas por dia. Até o momento a Operação Conjunta Taquari empregou 829 militares para apoiar o trabalho da Defesa Civil no estado. 

Diana Maia/Blog Jornalismo Imarcial

Na manhã deste domingo (10), o Comando Militar do Sul, emitiu uma nota, informando os trabalhos que vem sendo realizados pelas Forças Armadas. Em auxilio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, as Forças Armadas transportaram um hospital de campanha do SUS para Roca Sales.

A estrutura começou a ser montada na manhã deste domingo (10/09) e contará também com apoio de médicos das Forças Armadas. Equipes de saúde militares também ajudam a população em Mussum.

O Presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSDB), chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo, pela manhã, para acompanhar de perto e ver as necessidades que o estado enfrenta. Roca Sales, está na lista da cidades mais atingidas pelas enchentes.

O local recebeu a visita do presidente da república Geraldo Alckmin, do governador do RS, Eduardo Leite e demais ministros que integram a comitiva que está no Estado.

Equipes de saúde militares também ajudam a população em Mussum. Até o momento a Operação Conjunta Taquari empregou 829 militares para apoiar o trabalho da Defesa Civil no estado. O Comando Conjunto da Operação Taquari foi acionado para integrar as ações das três Forças Armadas.

As Forças Armadas, estão atuando nos municípios Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Roca Sales, Estrela, Encantado, Muçum, Montenegro, Santa Tereza, Vale do Rio Taquari, Porto Alegre, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande e Alegrete.

Em Muçum, um dos municípios mais afetados pela enchente, militares do 3° Batalhão de Engenharia, ajudam na remoção de entulhos, lama e na limpeza das vias.(Imagem CMS)

Ainda as ações realizadas pelas Forças, incluem buscas e resgates de vítimas; evacuações aeromédicas; transportes de equipes e desabrigados; triagem e entrega de roupas, alimentos doados; distribuição de água potável; fornecimento de alimentação às equipes de bombeiros em campo; montagem de barracas; desobstrução de vias; controle de danos; apoio médico; instalação de sistemas para comunicação por internet. 

Cerca de 829 militares estão atuando na Operação Taquari, sendo usados 54 veículos de transporte; 30 viaturas especializadas e equipamentos de engenharia; 10 embarcações; 09 helicópteros; 03 ambulâncias; 25 barracas; e 4 cisternas.

De Roca Sales, a comitiva, composta por ministros e representantes de outras instituições, segue para a cidade de Muçum, onde irá percorrer as margens do Rio Taquari. No início da tarde, o presidente em exercício deve se reunir com os prefeitos da região, em Lajeado e, na sequência, haverá uma coletiva de imprensa, prevista para as 15 horas.

Comitiva do governo federal no Vale do Taquari

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin
Ministro da Defesa, José Múcio
Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira
Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Ministro das Cidades, Jader Filho
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto
Presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano
Chefe do Estado-Maior do Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Renato Rodrigues
Secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff
Secretário do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo
Diretor Financeiro e de Crédito Digital para MPMEs, Alexandre Correa Abreu



Nenhum comentário:

Postar um comentário