quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Desfile de 7 de Setembro em Montes Claros foi marcado com participação em massa da população e funcionários da prefeitura fazendo boicote contra à imprensa

Vale ressaltar, que  segundo a pesquisa realizada pela  Fundação Getúlio Vargas (FGV),  as Forças Armadas, foi identificada,  como instituição de maior credibilidade do País.

Fotos Diana Maia

Sarah Matias/Blog Jornalismo Imparcial

Montes Claros/MG -  Foi realizado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros, mais um desfile cívico-militar do dia 7 de setembro, em comemoraçã aos  201 anos da Independência do Brasil. A data, reflete respeito, harmonia e a admiração dos brasileiros, que esperam ansiosamente a cada ano para acompanhar a participação de entidades das forças de Segurança Pública.

O desfile, foi marcado mais uma vez pela forte presença da população, que mesmo diante do sol quente de 30º graus, fizeram questão de prestigiar cada momento. 

Como de praxe, o evento foi aberto com a chegada do prefeito Humberto Souto e o Vice-Prefeito Guilherme Guimarães e demais autoridades, desfilando no carro aberto do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira.

As instituições que marcaram presença diante do público foram; o Exército Brasileiro, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e SAMU.

Vale ressaltar, que  segundo a pesquisa realizada pela  Fundação Getúlio Vargas (FGV),  as Forças Armadas, foi identificada,  como instituição de maior credibilidade do País. Segundo  análise, as Forças Armadas possuem o maior índice de confiança entre as Instituições públicas ou privadas do Brasil. Neste desfile, à presença marcante das mulheres na frente dos pelotões do ExércitoPolícia Militar e Corpo de Bombeiros, reforçou o empoderamento da mulher e sua capacidade de liderar.

Este anoInstituições como a Marinha e Polícia Federal, que sempre participam do evento anual, não estiveram presentes, o que deixou a população  triste, uma vez que muitos tem grande admiração pelas duas instituições.

Além disso, diversas entidades filantrópicas de apoio as pessoas com deficiências e escolas estaduais fizeram-se presentes, arrancando aplausos dos que acompanhavam o desfile até os momentos finais.

Entretanto, algumas situações constrangedoras ocorreram, como o impasse com profissionais da imprensa, que tiveram suas atividades limitadas por alguns funcionários da prefeitura totalmente despreparados. Alguns profissionais foram reprimidos por guardas municipais, que queriam hostilizar o trabalho de alguns jornalistas, inclusive querendo limitar a filmagem do evento que  é aberto a todo o público. 

Populares que presenciaram o momento, ficaram indignados com a falta de preparo dos agentes municipais, que agiram de forma rude com os profissionais, que são devidamente registrados e cadastrados, permitindo que alguns populares com cunho politiqueiro, adentrassem a pista, sem qualquer meio de identificação, apenas porque estavam fazendo "live", e que apoiavam o futuro candidato a prefeito, sendo dado acesso livre, mesmo não sendo da área de comunicação, ou sequer identificados por qualquer outra instituição.

E por fim, se não bastasse o despreparo de muitos profissionais que atrapalharam o trabalho da imprensa, outro público que sofreu nesta data, ao se deslocar para assistir o evento de 7 de setembro, foram as  pessoas com deficiências”, que  foram impedidos de circularem onde deveriam ter total acesso.

Vale ressaltar que a  Liberdade de Expressão,  é um direito fundamental simplesmente porque sem ela não há democracia. Sem ela, o controle da informação fica restrito a uma elite política. E quem controla a informação controla a sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário