sábado, 5 de agosto de 2023

Embaixada do Líbano no Brasil e Governo de Minas realizam exposição com entrada gratuita que homenageia vítimas de explosão do Porto de Beirute, no Líbano

Da redação 

Durante os meses de agosto e setembro, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será palco da exposição “Beirute, o caminho dos olhares”, do fotógrafo libanês Dia Mrad. A mostra tem a entrada gratuita e retrata o olhar do artista após a devastação causada pela explosão do Porto do Líbano que completa três anos neste mês. A realização é da Embaixada do Líbano e do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Casa Civil e de Cultura e Turismo. Nesta sexta-feira (4) de agosto, a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, agradeceu a boa receptividade dos mineiros e disse ser um grande prazer compartilhar momentos tão significativos para a comunidade libanesa. .”Nesta data 4/8, relembramos o dia em que o mundo desabou para muitos dos meus compatriotas e a vida acabou para tantos outros. É um dia para lembrar as vítimas, as suas famílias e a força e resiliência do povo libanês diante de uma tragédia que mudou as nossas vidas”, afirmou Jazzar.  

Sobre a explosão do Porto de Beirute 

Considerada a maior explosão não nuclear da história, a explosão do porto da capital do Líbano em 4/8/2020 vitimou 220 pessoas, feriu mais de 6,5 mil e aprofundou a crise econômica do país, que já foi considerado “joia do Oriente”. Três anos depois, as causas que levaram a detonação dos silos de nitrato de amônia, armazenados na região portuária, não foram reveladas. As investigações ainda não apontaram os responsáveis pelo desastre e o sentimento de impunidade ainda assombra as famílias das vítimas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário