quinta-feira, 20 de julho de 2023

Presidente Lula comandará o encontro da Cúpula da Amazônia reunindo países amazônicos e parceiros durante os Diálogos Amazônicos

Sociedade civil, movimentos sociais, academias, centros de pesquisas e agências governamentais poderão pautar a formulação de novas estratégias da região.


Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2023,  Belém/PA, sedia o encontro da Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com a participação do  Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma Organização intergovernamental, constituída por oito Países Membros: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela , sendo o único bloco socioambiental de países dedicado à Amazônia. o evento  acontece, no Hangar Centro de Convenções, Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém/ PA.

Estão previstos nos diálogos atividades e interações com interface entre ciência e políticas públicas; autoridades locais e lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas; acesso ao sucesso financeiro para o desenvolvimento, por exemplo.

A cúpula oficial dos governos federais será nos dias 8 e 9 de agosto.

A Cúpula da Amazônia é iniciativa do Presidente Lula para fomentar a cooperação entre os países amazônicos e outros parceiros em prol do desenvolvimento sustentável e demais agendas relacionadas à região. Os Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula, contarão com a presença de Ministros de Estado e de representantes da sociedade civil organizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário