O Exército Brasileiro, constitui-se hoje a principal esperança de preservação da memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Fotos Sarah Matias/Blog Jornalismo Imparcial |
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/MG - Neste domingo (16/07), o Parque Sagarana no bairro Ibituruna, foi palco de encontro Nacional dos Veteranos da FEB, reunindo veteranos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial e simpatizantes.
Censo permanente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) mostra que dos mais de 25 mil homens enviados para lutar na Itália, apenas 73 estão vivos, dos quais nove no estado Rio |
Durante toda a manhã, o público pôde conferir as exposições de alguns equipamentos importantes durante a participação da FEB na campanha da 2ª Guerra Mundial, entre eles, equipamentos de combate, viaturas e blindados antigos, doados pelo Exército Americano. Tais carros de combate contam um pouco a história do Exército Brasileiro, além da evolução e reconhecimento dessa Força.
Este ano, Montes Claros no norte do estado de Minas Gerais, foi eleita para sediar o encontro por ocasião das celebrações do centenário do Cabo Geraldo Martins Santana, herói da FEB, natural de Montes Claros, nascido em 1923 e morto em combate contra o Exército Alemão, na Itália, em 1944.
Ainda durante o encontro, a população que marcou presença no Parque Sagarana, foi agraciada com belas canções, regidas pela banda militar do 55ª Batalhão, subordinada a 4ª Região. Houve exposições de materiais utilizados pelos militares em atividades cotidianas como em campo de batalha. Também esteve presente a Biblioteca do Exército, com diversas obras a venda, que retratam a rotina do Exército desde sua criação até os dias atuais. Adultos e crianças aproveitaram para tirar fotos e aprender um pouco mais sobre a história por trás do evento, gerando a imaginação, orgulho e inspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário