sábado, 22 de julho de 2023

Exército Brasileiro abate quatro dragas de garimpo ilegal no Vale do Javari durante a Operação Curaretinga IV

Divulgação CMA 

Blog Jornalismo Imparcial
Manaus/AM_ Militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé/AM, subordinados ao Comando Militar da Amazônia, deflagraram a Operação Curaretinga IV e destruíram quatro dragas de garimpo ilegal na região do Vale do Javari, nesta semana.

Segundo o CMA, a Operação Curaretinga IV, ocorre em todas as regiões da Amazônia Ocidental para combater crimes ambientais. Quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, evitando, dessa forma, o agravamento do assoreamento dos rios e alterações no leito, além da turbidez das águas, poluição dos solos, contaminação por substância tóxicas, como o mercúrio.

A região do Vale do Javari passou a receber atenção das forças de segurança e da fiscalização das autoridades ambientais depois do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, em 5 de junho de 2022.

O Vale do Javari, na fronteira do Brasil com Colômbia e Peru, tem a maior concentração de indígenas isolados do mundo e povos indígenas de diversas etnias. Nos últimos anos, os indígenas reclamam do aumento de invasores para a retirada de madeira, pesca e garimpo ilegais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário