sexta-feira, 28 de abril de 2023

CUIDADOS PALIATIVOS É TEMA DE CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE ASSISTENCIAL DO HAT

Por Martins

Montes Claros/MG_ O Hospital Aroldo Tourinho realizou na quarta-feira (26), a capacitação em Cuidados Paliativos para a equipe assistencial da instituição. A palestra ocorreu de forma on-line no auditório do HAT e foi conduzida pelo médico paliativista Rodolfo Moraes Silva.

Durante a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de debater diversos processos sobre a abordagem paliativa. Entre eles a reunião familiar, manejo de sintomas, plano terapêutico, sedação paliativa e questões jurídicas. “Podemos considerar que fizemos uma verdadeira imersão em cuidados paliativos, pois abordamos diversos temas desde princípios básicos até as definições mais complexas. Foram momentos de muita troca de conhecimento. Espero que este conteúdo seja muito bem desenvolvido pelos profissionais que participaram conosco’’, disse o médico paliativista, Rodolfo Moraes Silva.

Há três anos o Hospital Aroldo Tourinho realiza o atendimento em cuidados paliativos e é considerado referência nesta área. Para a enfermeira e coordenadora do serviço na instituição, Sheila Pereira Soares, “este ciclo de capacitação que realizamos é mais um passo importante em nossa busca para oferecer o melhor atendimento para os pacientes e familiares. Sem dúvidas capacitar a equipe é o nosso maior objetivo. Dessa forma adquirir conhecimento com um profissional tão experiente na área é uma oportunidade valiosa’’.

Além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estiveram presentes para a capacitação profissionais de diversas áreas como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas entre outros. De acordo com a residente em clínica médica, Ligia Luiza Maria Pêgo, “falar de cuidados paliativos é falar de cuidado ao próximo. Este momento é importante para conhecermos melhor sobre procedimentos que devemos adotar em situações em que o paciente tem o diagnóstico de uma doença grave e está em fase terminal. Então a atuação multidisciplinar de toda a equipe é fundamental”.

Segundo a diretora assistencial do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Soneide Dias Batista, “o cuidado paliativo é uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares, bem como prevenir e aliviar este momento de dor. Ao capacitarmos ainda mais a nossa equipe, nos aproximamos do nosso maior foco que é um atendimento seguro para todos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário