Um gatinho peralta e muito curioso, foi resgatado neste domingo (5/3), por militares do Corpo de Bombeiros, após se aventurar e ficar preso entre a roda traseira e sistema de frenagem de um veículo estacionado na rua Alcides Augusto Carvalho, Conjunto Uberaba I.
De acordo com os militares, após análise da situação, foram utilizadas técnicas e equipamentos adequados, que possibilitaram a retirada segura do animal. Resgatado em segurança e ileso, o pet, uma vez que não apresentava ferimentos e estava aparentemente saudável, foi entregue aos cuidados da solicitante e tutora.
Vale ressaltar, que no estado de Minas Gerais, salvamento de animais em risco iminente é uma das muitas ações executadas pelo Corpo de Bombeiros, pois devolve a alegria para a vida de quem gosta de seus animais.
O trabalho é árduo e delicado, mas é recompensador e ameniza a dor de familiares e donos de animais além de preservar animais raros da fauna brasileira. Durante a formação básica, todo bombeiro recebe treinamento especializado, com técnicas para a captura. O salvamento é dividido em dois grupos: animais em perigo ou situação de risco, e soltos oferecendo risco à população.
Após o salvamento, caso o dono esteja no local, ou alguém se voluntarie a ficar com ele, o animal é entregue a essa pessoa. Caso contrário, é encaminhado para o Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Em caso de urgência e emergência, O cidadão deve fazer contato por telefone por meio do número 193 de qualquer parte do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário