A Operação Pavio Curto gerou 9 (nove) Termos Circunstanciados e 7 (sete) flagrantes.
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial
A Policia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19), a Operação Pavio Curto, com o propósito de intensificar a fiscalização e repressão a estabelecimentos que comercializam fogos de artifício e artifícios pirotécnicos irregularmente, bem como empresas que utilizam explosivos em suas atividades rotineiras.
O objetivo da operação é fiscalizar e coibir a venda irregular desses materiais, cujos insumos possam ser utilizados na fabricação de artefatos explosivos caseiros. Busca-se, assim, dificultar ao máximo o acesso a esses insumos, de forma a evitar episódios como o ocorrido em 24 de dezembro, quando os bolsonaristas Washington de Oliveira Sousa, Wellington Macedo de Souza e Alan dos Santos armaram uma bomba em um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília.
A ação é coordenada pelo Departamento de Atividades Especiais (DEPATE) e a Divisão de Armas e Explosivos (DAME) da Polícia Civil e conta com o apoio da Divisão de Operações Especiais, Divisão de Capturas e Polícia Interestadual e Divisão de Apoio Logístico e Operacional.
Vídeo do momento da saída do comboio da PCDF, nesta quinta-feira (19)
A polícia também procura identificar possíveis compradores de materiais explosivos em grande escala. Os alvos da operação são estabelecimentos que comercializam fogos de artifício sem as respectivas autorizações da DAME, bem como pedreiras que utilizam em suas atividades emulsões e outros produtos explosivos que, sem a devida fiscalização e controle, poderiam ser utilizados na fabricação de artefatos a serem empregados em atos criminosos.A operação mobilizou 50 policiais, sob a coordenação do Diretor da DAME, Dr. João Luís Echternacht, teve início ontem (18), quando fiscalizou todas as pedreiras, que utilizam explosivos, no DF. Na data de hoje (19), as equipes abordaram 16 alvos, com o intuito de reprimir o comércio ilegal de fogos de artifício e artifícios pirotécnicos.
Por se tratar de produto controlado, a operação retirou do comércio do DF, mais de 600 caixas de fogos de artifício, com potencial para ação criminosa, material comercializado ilegalmente, armazenado de forma irregular trazendo risco e perigo à sociedade, cujos estabelecimentos não dispunham de licença emitida pela DAME/DEPATE/PCDF.
A Operação Pavio Curto gerou 9 (nove) Termos Circunstanciados e 7 (sete) flagrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário