As cerimônias de formatura ocorreram, nos municípios de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares.
Sejusp |
Sejusp
A Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), capacitou 224 referências comunitárias (168) da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 56 do interior, residentes de 28 territórios com atuação do Programa Mediação de Conflitos (PMC), no mês de novembro de 2022.
As cerimônias de formatura ocorreram, nos municípios de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares.
“A Política de Prevenção e o envolvimento da comunidade é fundamental para uma sociedade mais segura”, observou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
O curso é uma aposta no conhecimento prévio que as referências possuem das comunidades em que moram, das relações cotidianas desenvolvidas e das formas de solução de conflitos, onde as pautas da segurança cidadã e mediação comunitária potencializam intervenções que facilitam a comunicação entre as pessoas envolvidas nos conflitos apresentados, promovendo maior responsabilização e participação da comunidade na construção das soluções.
A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Meneghin, conta que a capacitação visa instrumentalizar lideranças comunitárias que já são apoiadoras da Política de Prevenção no enfrentamento de violências e criminalidades percebidas dentro dos seus territórios. “Essa parceria com os moradores é antiga, porque nós entendemos que só é possível fazer prevenção e segurança pública com a participação da sociedade civil”, destacou a subsecretária.
OS EVENTOS
Na capital, o evento contemplou os concluintes da RMBH e foi realizado no Auditório da Associação Médica de Minas Gerais, localizado no centro de Belo Horizonte, com um público de aproximadamente 400 pessoas, somando formandos, familiares, representantes da Sejusp e de instituições parceiras do PMC.
Os formandos foram parabenizados, por vídeo, pelo governador Romeu Zema. “Por conta do trabalho de vocês (referências comunitárias) e das forças de segurança, o nosso estado é considerado o melhor lugar para se viver”, destacou o governador.
Estiveram presentes o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da Defensoria Pública, Michele Mascarenhas, o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Pedro Ruano, a assessora Institucional da Polícia Civil na Sejusp, Ana Paula Balbino, o gerente de Monitoramento e Gestão de Projetos do Instituto Elo, Diogo Alves Caminhas, e o Tenente Março Túlio Fernandes Alves, representando a Polícia Militar.
Para a diretora de Prevenção Comunitária e Proteção à Mulher da Sejusp, Tatiane Lobenwein, o envolvimento da comunidade é o caminho para uma cultura de paz. “É com prazer que destacamos aqui a conclusão da primeira etapa de um caminho que esperamos ser duradouro. Um caminho que promoverá uma maior participação das comunidades na mudança que queremos gerar na vida de cada mineiro e mineira”, pontuou a diretora.
As equipes do PMC no interior também realizaram cerimônias com as respectivas turmas e convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário