segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Alunos retornam para escolas públicas no DF

Divulgação PMDF

Blog Jornalismo Imparcial
jornalismoimparcial@gmail.com

Após o período de recesso escolar, a rede pública de ensino do Distrito Federal retoma as atividades nesta segunda-feira (1º/8).  Cerca de 430 mil estudantes são aguardados nas salas de aula para o início do segundo semestre do calendário escolar 2022 nas 690 escolas que compõem a educação pública da capital do país.

Durante a semana de retorno às aulas, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), vai realizar operações policiais e palestras com dicas de segurança para os estudantes. O trânsito em frente às maiores escolas também deve ganhar reforço na fiscalização.

Segundo a corporação, o objetivo é dar boas-vindas ao corpo discente e docente e aproximar a comunidade escolar da corporação.

No Centro de Ensino Médio Setor Oeste, na 912 Sul, os alunos compareceram ao primeiro dia de aula após o recesso e aprovaram a Operação Volta às Aulas, realizada pela PMDF na unidade de ensino. 

Para garantir a segurança no retorno dos estudantes, o Batalhão de Policiamento Escolar da PMDF vai realizar a "Operação Volta às Aulas", de 1º a 5 de agosto. Entre as ações a serem desenvolvidas, terá o Escola livre — contra a entrada de alunos com armas ou drogas nas escolas —, Varredura, Bloqueio e Blitz Escolar e palestras. Os policiais vão intensificar o policiamento a pé e motorizado e distribuir folders com dicas de segurança aos alunos.

A major Canabarro, do BPESC/PMDF, explicou que a iniciativa principal é a interação da corporação com toda a comunidade escolar. “Estamos entregando rosas aos estudantes, e vamos fazer um ato cívico. Quando os alunos entendem que o Batalhão Escolar está nas escolas para protegê-los e proporcionar a segurança, a relação fica mais fácil. Vira uma via de mão dupla. Essa é a nossa maior intenção”, afirmou Canabarro.

Operação Volta às Aulas

» Escola livre: combate ao ingresso de alunos com armas ou drogas nas escolas.

» Varredura: revista aos alunos, com detectores de metais, no interior das salas de aulas.

» Bloqueio: busca geral de suspeitos de crime em locais de concentração de pessoas no Perímetro de Segurança Escolar, como bares, quiosques, lanchonetes e em veículos.

» Blitz Escolar: somatório das Operações Escola Livre, Varredura e Bloqueio Escolar realizadas  simultaneamente.

*Com informação da PMDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário