No aviso da Embaixada Brasileira localizada em Kiev na Ucrânia, emitido nesse sábado (19), foi recomendado que os brasileiros no país, redobrem a atenção, evitando visitas às províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk e aconselha aos “cidadãos que já estejam nessas regiões, que considerem deixá-las sem demora”.
Dia 17 de janeiro a Representação Central Ucraniano Brasileira encaminhou oficio ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, nominando todas as entidades integrantes, solicitando que o Brasil fique ao lado da Ucrânia.
Joe Biden, presidente dos EUA, disse acreditar que presidente russo está decidido a invadir país vizinho.
Diante da escalada das tensões entre a Ucrânia e a Rússia e da possibilidade de confronto armado, pelo menos 36 países já pediram que seus cidadãos deixem o território ucraniano, incluindo os jornalistas.
Estados Unidos, Reino Unido, Estônia, Israel, Letônia, Japão, Coreia do Sul, Noruega, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Lituânia, Kuwait, Jordânia, Suécia, Iraque, Arábia Saudita, Turquia, Espanha, Itália, Portugal, Dinamarca, Chipre, Grécia, Eslováquia, Romênia, Sérvia, Montenegro e Kosovo, por meio de suas embaixadas ou ministérios de Relações Exteriores, aconselharam as pessoas a deixarem a Ucrânia o “quanto antes possível”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário