terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Vídeo_ Enfermeiro ao procurar atendimento médico no Posto de saúde do Esplanada sente na pele o descaso com a população e faz o alerta as autoridades de Montes Claros

 Pacientes com sintomas gripais no município começam a procurar em massa os postos de saúde em Montes Claros 

Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Montes Claros/MG_ O enfermeiro Felipe Amaral, membro suplente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, representando usuários, esteve em busca de atendimento médico, no Centro de Saúde Esplanada, pois foi orientado pela equipe da ESF a procurar o serviço de saúde no plantão noturno e sentiu na pele o descaso com a saúde pública no município.

 Após chegar a unidade orientada pela equipe, e não obtendo êxito com a secretaria de saúde do município, procurou a imprensa, para mostrar o caos que se encontra alguns postos de saúde, indicados para pacientes buscarem atendimento médico, com sintomas gripais.

Na data de ontem (10), o conselheiro gravou um vídeo no plantão noturno,  mostrando o sofrimento das pessoas que buscam atendimento para uma avaliação médica com sintomas gripais, e até suspeita de Covid-19. 

Relata que crianças, idosos, mulheres grávidas, trabalhadores e trabalhadoras inclusive com uniforme, com 39 graus de febre, chegaram ao Posto de saúde, enfrentando horas na fila, enquanto o profissional de saúde, fica trabalhando sobrecarregado e começa ter a sua saúde também abalada.

O conselheiro, pede que a Secretária de saúde Dulce Pimenta, seja sensata e mostre os problemas para as autoridades sem esconder a realidade da saúde pública, pois dessa forma, todos saem perdendo e pode faltar profissional no município e alguns já cogitam pedir demissão devido ao descaso.

Hoje em média, é pago aos médicos e médicas plantonistas cerca de R$900,00 ( novecentos reais),  para atendimento de 12 pessoas em 06 horas/plantão,  o conselheiro informa que segundo os profissionais o ideal, seria minimamente $ 1.500,00 para uma avaliação humanizada e concisa para que os e as médicas tenham prazer em trabalhar e que não falte o profissional médico e médica e principalmente em um momento como esse de pandemia e surto de gripe em todo o país.

Ainda o conselheiro Felipe Amaral, sugere que a secretaria reúna os profissionais de saúde e chamem para solucionar o problema, pois da forma que está conduzindo a situação, mostra parcialidade da real conjuntura que encontra-se a saúde do município. 

O mesmo sugeriu como pautas urgentes para reunião do Conselho:

01) Estabelecimento de prazo/resposta do médico do estado responsável técnico pelas questões de caso adverso das vacinas contra o Covid-19.

 02) Proposta de Fiscalização in loco nos estabelecimentos de saúde de atenção primária até de alta complexidade que ofertam atendimento pediátrico em todo município de Montes Claros. (Pontos que podem ser fiscalizados: carga horária, condições de trabalho, remuneração, horas trabalhadas, cumprimento de escalas, informações de escalas diárias de profissionais etc.).

 03) Proposta de Fiscalização in loco nos estabelecimentos de saúde que ofertam plantão noturno tais como os postos de saúde que são divulgados plantonistas e que não são verídicos para a população. (Pontos que podem ser fiscalizados: carga horária, condições de trabalho, remuneração, horas trabalhadas, número de pacientes por plantão e horas, cumprimento de escalas, informações de escalas diárias de profissionais, todas essas informações devendo ser informadas para o CMS com prazo estabelecidos em reunião, etc.). 

04) Convocar o MPMG para acompanhamento das visitas in loco, o povo precisa de respostas e garantia de direitos.

O Blog Jornalismo Imparcial, ouviu reclamação de vários profissionais de saúde em hospitais e Upa do município, que cobram melhorias na saúde e até o momento não tiveram uma resposta que minimize a situação.

Deixamos o espaço aberto, para caso a secretaria  de saúde do município queira se posicionar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário