sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) irá monitorar aplicação do Enem em todo o Estado de Minas Gerais

Diana Maia/ Blog Jornalismo Imparcial

jornalismoimparcial@gmail.com

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, Minas Gerais, acompanhará neste domingo 21/11, e no próximo 28/11, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Estado. A ação estabelece um modelo de operação de inteligência de segurança pública integrada, possibilitando a tomada de decisões, quando necessárias, de forma célere e prática. 

Vinte e três instituições irão atuar juntas sob a coordenação da Sejusp

Na data de ontem 18/11, e hoje, sexta-feira 19/11, a Polícia Militar está escoltando os veículos dos Correios que estão distribuindo os malotes com as provas. São policiais militares e viaturas das 19 regiões da PMMG, envolvidos em uma ação integrada, partindo dos centros de distribuição dos Correios em Belo Horizonte e Contagem.

O Centro Integrado de Comando e Controle, foi escolhido para ser o QG da Sejusp, por reunir em um só lugar 23 instituições envolvidas com a realização da prova, a identificação dos principais riscos e ameaças que possam interferir na realização do Enem 2021 é feita de forma imediata.

Serão realizadas atividades e monitoração nas áreas de interesse operacional sendo elas: locais de armazenamento, rodovias, rotas e locais de distribuição e locais de provas. Em Minas Gerais, o exame impresso ocorrerá em 188 municípios com um total de 294.849 inscritos. Já a versão digital será aplicada em 12 cidades para 12.040 inscritos.

As forças de segurança também darão apoio nas escoltas dos comboios com os exames. Todas as atividades serão lançadas no Sistema Cortex para um monitoramento nacional.


Monitoramento Integrado

Participam do monitoramento no CICC a Sejusp, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento Penitenciário de Minas Gerais  (Depen-MG), Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase),  Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG ), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte,  Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Guarda Civil de Contagem, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)  e Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

 

2 comentários:

  1. Evidente que a invasão no INEP local de confecção das questões teve o aval do presidente. Presidente declarou que o ENEM agora tem a cara do governo. MINAS GERAIS SEJA ASTUTO COMO SEMPRE PRA TUDO CORRER BEM.

    ResponderExcluir
  2. A demissão dos 37 funcionários nos alerta que os políticos querem fácilitar corremos o risco de aprovação de futuros incompetentes profissionais.

    ResponderExcluir