Durante os incêndios, houve áreas atingidas de aproximadamente 134 hectares (equivalentes a 335 campos de futebol).
|
Divulgação Corpo de Bombeiros |
Diana Maia/ Blog Jornalismo Imparcial
Neste sábado (11/9), que comemora-se o Dia Nacional do Cerrado, sendo a data criada em 2003 para marcar o valor do bioma para a biodiversidade do país, em Minas Gerais, pouco se tem o que comemorar.
Durante todo o mês de setembro, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, estão em uma força tarefa para combater incêndios por todo o estado.Entre repetidas promessas de um modelo de desenvolvimento sustentável, essa região estratégica para o futuro do país tem sua vegetação nativa diariamente consumida, ora pelo desmatamento, ora pelas queimadas.
Neste sábado (11), várias equipes de militares do Corpo de Bombeiros, estão em uma força tarefa para debelar incêndios em grandes áreas de mata virgem.
Logo pela manhã, houve focos de incêndio em vegetação na BR 381, km 30, Ravena em Sabará, onde 5 equipes foram empenhadas para esse chamado.Segundo informações, trata-se de uma área de difícil acesso e há risco para residências.
OPERAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DA MANTIQUEIRA/MG
Um incêndio florestal de grandes proporções iniciou-se no dia 06/09 na região do Pico Marinzinho, em Marmelópolis/MG, finalizou nesta data, o combate às chamas em conjunto com militares do Exército Brasileiro, voluntários, Bombeiros Militares do Estado de São Paulo e de Unidades especializadas do CBMMG, a saber, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Batalhão de Resposta a Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD).
O Pico Marinzinho apresenta altitude de 2.432 metros, possui vegetação predominante de Mata Atlântica, ficando no alto da serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, apresentando locais íngremes e de difícil acesso.
No decorrer da Operação o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, contou com o apoio de outros órgãos como, Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado de SP, ICMBio, RPPN Gigante do Itaguaré, Grupo Escoteiro Amantikir e voluntários da comunidade local.
O Posto de Comando da Operação foi instalado no local conhecido como Base Marins, onde se encontravam todos os recursos necessários para seu desenvolvimento. Contamos com o apoio aéreo de 3 helicópteros Águias da Polícia Militar de São Paulo e uma aeronave de asa fixa a disposição do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
As ações de combate ao incêndio se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno, ocasião que a tropa especializada do BEMAD realizou combates em pontos sensíveis e estratégicos, visando evitar a progressão das chamas para a região dos Marins.A Operação envolveu mais de 230 pessoas no combate terrestre e as aeronaves fizeram 195 vôos de lançamento, totalizando um volume de 105.000 litros de água.
Ainda foi constatado, que a área total atingida foi de aproximadamente 134 hectares (equivalentes a 335 campos de futebol). Embora os valores sejam expressivos, o trabalho em conjunto com todos os envolvidos foi essencial para que o incêndio não causasse mais danos ao meio ambiente, informa o CBMMG.
O sucesso da operação só foi possível através da ação integrada de todos os órgãos públicos e de pessoas da comunidade, que possuem interesses em comum, a saber, a preservação desse importante ecossistema, patrimônio de todos nós!
Unaí
Em Unaí, neste sábado (11), foi o segundo dia que o Corpo de Bombeiros, atuou no combate ao incêndio que atinge a vegetação da Fazenda Jardim próximo a Capul, no Bairro industrial.Até o momento cerca de aproximadamente 200 hectares, já foram afetados.
Incêndio próximo ao Parque Rola Moça, tiveram as chamas debeladas e o risco eliminado. Os militares conseguiram chegar rapidamente no local e evitar que ele adentrasse no parque. Viaturas que estiveram no local, e já retornaram à unidade do Corpo de Bombeiros. Neste sábado (11), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, recebeu cerca de 165 chamadas relacionadas á incêndios florestais, incluindo incêndio em lotes vagos e áreas muradas que não oferecem risco a pessoas e bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário