Essa semana a PMDF homenageia os policiais militares do Grupamento Tático Operacional (GTOP) 46, lotados atualmente no 26° Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, que atende a região de Santa Maria, unidade do 6º Comando de Policiamento Regional.
Atualmente todo efetivo de GTOP 46 é cursado em patrulhamento tático, com exceção apenas de três policiais estagiários, que aguarda abertura de edital para o curso operacional. A equipe destaque é composta pelo Comandante 1º Sargento Adalberto e os patrulheiros 3º Sargento Castro Soares, cabo Kamila, Cabo Saraiva.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Maria ocupa uma área de 211 km com cerca de 130 mil habitantes. É considerada pequena se comparada às outras Regiões Administrativas do Distrito Federal, no entanto, sempre figura entre as primeiras colocadas em números de apreensões de armas de fogo e demais flagrantes. Nessa modalidade de ocorrência, as equipes do GTOP se destacam com expressivos números.
De acordo com o Sargento Adalberto, Comandante da equipe, em comparação há anos anteriores em 2020 à equipe obteve um dos maiores rankings de apreensão de armas apreendendo 26 armas de fogo, além de dezenas de flagrantes de tráfico, roubo, recuperação de veículos roubados dentre outros. Já este ano até a presente data os policiais também retiraram 12 armas de circulação.
Em uma das ocorrências de destaque, no dia 11 de setembro de 2021, os policiais foram acionados para averiguar a situação de uma moto furtada que estava sendo rastreada pelo proprietário no matagal da CL 409 de Santa Maria, ao lado de um campo sintético. Deslocaram-se até o ponto indicado na localização e lá foi encontrada uma moto, produto de furto. Em seguida foi realizada uma varredura em toda a extensão do matagal com apoio dos prefixos de área da Santa Maria, CPU 46, Fênix e BPcães e, foram localizadas mais três motocicletas com registro de roubo/furto. Todas as motos foram conduzidas à 33 DP para registro e restituição.
Segundo a equipe, o seu diferencial é trabalhar de acordo com a hierarquia e disciplina imposta pela instituição, sempre seguindo a doutrina a risca. Vale ressaltar também o comprometimento de cada policial com o patrulhamento tático móvel da região. A dedicação e a perseverança são alinhadas para os resultados satisfatórios. O lema do grupo é: FORÇA & HONRA, SEMPRE.
A Polícia Militar do Distrito Federal e a comunidade de Santa Maria agradecem e reconhecem o empenho e dedicação dos bravos guerreiros que realiza esse serviço diuturnamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário