domingo, 12 de setembro de 2021

Bombeiros brasileiros retornam da Missão Haiti nesta segunda-feira 13/9

 Os bombeiros militares de Minas Gerais, atuaram de forma integrada com os bombeiros do Distrito Federal e da Força Nacional

Divulgação CBMMG
Diana Maia/Blog Jornalismo Imparcial

Após 21 dias de ajuda humanitária no Haiti, país devastado no mês de agosto por um terremoto de magnitude 7.2, a comitiva brasileira formada por bombeiros de Minas, Brasília e militares da Força Nacional, retornam ao Brasil nesta segunda-feira (13). A previsão de chegada dos militares mineiros na Academia de Bombeiros Militar, está prevista paras ás 13 horas.

Foram 21 dias de intensos trabalhos humanitários em meio a comunidades que foram completa ou parcialmente destruídas, enfrentando dificuldades nos deslocamentos e nas estruturas precárias que restaram após o terremoto. 

Os bombeiros militares de Minas Gerais, atuaram de forma integrada com os bombeiros do Distrito Federal e da Força Nacional, em ações de busca em estruturas colapsadas, na desobstrução de vias, construção de pontes e acessos, distribuição de alimentos, primeiros socorros a feridos, demolição de estruturas comprometidas, construção de abrigos, entre outras atividades. 

Sempre ao final das ações, os militares eram instruídos pela equipe de Segurança de Saúde, sobre os cuidados pessoais e cuidados compartilhados para minimizar o risco de contaminação e contágio de doenças endêmicas nas regiões de atuação. 

A inexistência de água potável nas comunidades, uma preocupação constante, levou os militares a realizar a instalação de purificadores de água em vários postos de atendimento para minimizar e evitar problemas de saúde entre o povo haitiano. 

Durante esses dias de atuação no Haiti, os militares tiveram acesso a histórias tristes, contemplaram muita desolação, destruição e abatimento por parte do povo, mas também tiveram a oportunidade de fazer a diferença e mudar de alguma forma a realidade das comunidades pelas quais passaram. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário