A insegurança na zona rural preocupa os vereadores
Divulgação PM |
Nessa sexta-feira (13/8), foi realizada na Câmara Municipal de Montes Claros uma Audiência Pública da Comissão de Agricultura, com o intuito de abordar a segurança nas comunidades rurais do município.
No entanto, o que chama atenção por parte dos interlocutores ao abordar o tema tão relevante para a classe de segurança pública, e a população no norte de Minas, foi a forma presidida na Câmara Municipal. Com pouca informação para a tropa e o público de modo geral, que tentou acompanhar a transmissão ao vivo através das mídias sociais da Casa legislativa, e não encontrou nenhum link. Durante todo o dia de ontem, quase toda a classe de segurança pública não tinha conhecimento da audiência, faltando a transparência, onde apenas um seleto grupo participou.
No canal do Youtube, o TV Câmara de Montes Claros, até este sábado (14/8), não havia nenhum conteúdo que se reportasse sobre a Audiência da Segurança na zona rural, sendo a última atualização feita no dia 6 de agosto.
No panfleto, divulgado o horário e os canais de transmissão, houve falha na comunicação. |
Outro ponto negativo, foi a falta de esclarecimento para a imprensa, onde poucos jornalistas tiveram acesso a real informação, e o horário correto da reunião que aconteceu somente às 10 horas, sendo retransmitido uma release com informação oficial no início da noite desta sexta-feira (13), pela própria Polícia Militar.
Em nota, solicitada pelo Blog Jornalismo Imparcial junto a 11º RPM, sobre as pontuações feitas, pelos interlocutores e a falta de acesso a informação, a Polícia Militar, informou que a reunião aconteceu na Câmara Municipal as 10 horas, onde foi debatido o tema "Segurança na Zona Rural".
Representando o Comando da 11ª RPM, esteve presente o Capitão Frederico Borges Evangelista, chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional do 50ª BPM. Houve a participação dos deputados Carlos Pimenta e Gil Pereira, além de vereadores e representantes de Comunidades Rurais do nosso Município.Dentre os principais tópicos discutidos destacamos:
Melhoramento do sinal de telefonia nas comunidades rurais, a questão da chamada "Cifra Negra".
Outro ponto discutido, em relação a solicitação por parte dos representantes de comunidades rurais para aumentar o número de policiais militares no Portifólio de serviço "Patrulha Rural", e aumento de ocorrências de som alto e festas clandestinas no período de pandemia.
A 11ª RPM informa,que os tópicos discutidos, destacaram-se, também, a questão da chamada "Demanda Reprimida", que consiste na existência do crime porém sem o devido registro, nas ocasiões que a vítima não aciona a PM.
Ainda em nota a 11ª RPM, informou que o evento foi de iniciativa e responsabilidade da Câmara Municipal de Montes Claros e eventuais problemas de transmissão, convite a imprensa e disponibilidade do conteúdo da audiência devem ser aportados aquela Instituição.
Entenda os fatos;
Em uma pauta enviada na quinta-feira (12) de agosto pela Ascom da Câmara Municipal, foi informado que a audiência presidida, pela presidente da Comissão, vereadora Graça da casa do motor (PSL), a necessidade de discutir a segurança na zona rural é grande por causa da expansão, hoje com mais de 200 comunidades de dez distritos, e o aumento dos furtos e roubos. Sendo uma das maiores queixas dos moradores da zona rural é a insegurança. "Hoje, deixar o imóvel fechado para vir à cidade é impossível. Há uma cobrança de mais patrulhamento no meio rural, principalmente à noite e finais de semana. A insegurança aumenta com a chegada das drogas nas comunidades rurais". Por isso vemos uma necessidade de implementação de projetos de conscientização. Outra demanda são as festas, que por conta da pandemia, estão sendo transferidas para sítios, fazendas. Com isso aumentam também os acidentes e roubos", explicou a vereadora.
Os deputados estaduais, Gil Pereira (PSD) e Carlos Pimenta (PDT) participaram virtualmente da audiência pública e fizeram o compromisso de buscar junto com os órgãos competentes melhorias para a segurança rural de Montes Claros.No entanto vale ressaltar que a presença de ambos deputados não é atuante na área de segurança pública, o que chama atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário