Segundo SUNTZU “...se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”. Diferentemente de outras épocas da história, o combate moderno caracteriza-se pela importância de todas as dimensões do combate (BRASIL, 2019): física, humana e informacional. A dimensão física está ligada ao terreno e às condições meteorológicas; a dimensão humana compreende os elementos relacionados às estruturas sociais, aos comportamentos e interesses normalmente geradores do conflito; e a dimensão informacional abrange os sistemas utilizados para obter, produzir, difundir e atuar sobre a informação.
Observando a Fig. 1, verifica-se que as três dimensões do combate interagem entre si. Contudo, ressalta-se a dimensão informacional que, com o advento da internet, fez com que os acontecimentos do combate fossem propagados em tempo real. Nesse ambiente, o apoio da inteligência e sua correta utilização crescem de importância, uma vez que é capaz de dirimir a denominada névoa da guerra falada por CLAUSEWITZ. A relevância dessa atividade é ratificada no pensamento do geógrafo José William Vesentini: “existe uma expansão da revolução técnico científica até nos meios militares. A informação – e a velocidade com que ela é obtida -, o controle de qualidade e o just-in-time tornam-se muito mais importantes que a força bruta e a produção/destruição em massa” (VESENTINI, 2016 p.90). Entende-se por atividade de inteligência o processo pelo qual informações específicas e importantes para a segurança de um país são requeridas pelo poder político, coletadas, analisadas e fornecidas a ele pela comunidade de inteligência (LOWENTHAL, 2011). Para atingir os objetivos propostos e dirimir incertezas do combate, o ciclo da atividade de inteligência preconizado pelo Exército Brasileiro, atualmente, é composto das seguintes fases (BRASIL, 2015):
Fig 2 – Ciclo de inteligência
Fonte BRASIL,2015
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