sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Forças de segurança deflagram operação Maria da Penha em todo o Estado; BH terá ações na Praça da Estação

 Dia “D” da Operação Maria da Penha

Ação coordenada pela Sejusp é integrada com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Penitenciário e Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade

Sejusp

No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, próxima segunda-feira, 23 de agosto, as forças de segurança se unirão em diversas ações no combate à violência doméstica e prevenção ao feminicídio em todo o Estado. Mandados de apreensão, de busca e de prisão serão cumpridos pela Polícia Civil nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), além de cumpridas medidas protetivas de urgência. A Polícia Militar dará apoio aos cumprimentos, realizará visitas tranquilizadoras às vítimas e visitas aos agressores da Lei Maria da Penha e seguirá, também, com as ações no interior, como tem feito ao longo de todo o mês de agosto.

Na Praça da Estação, centro de Belo Horizonte, o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) – que reúne todas as forças de segurança – ficará estacionado durante todo o dia realizando o monitoramento remoto dos portadores de tornozeleira por Lei Maria da Penha. Integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal também estarão no local entregando materiais com orientações sobre violência doméstica aos transeuntes.


Gestores da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec/Sejusp), pertencentes às equipes do Programa Mediação de Conflitos (PMC) e do programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), estarão presentes orientando a população sobre os serviços ofertados tanto para as vítimas de violência doméstica quanto para os agressores.


Ações no Vale do Jequitinhonha 


Em Diamantina, na Região Central – porta de entrada do Vale do Jequitinhonha –, haverá o lançamento da interiorização da campanha “O Silêncio Também Mata, Não Se Cale!”, da Polícia Civil.


A Delegacia de Atendimento à Mulher de Diamantina é membro integrante da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, criada em 2018 com o objetivo de reunir esforços integrados para diminuição da violência doméstica e familiar em toda a região.


Assim como em Belo Horizonte, as forças de segurança estarão reunidas para cumprimento de mandados e nas ruas distribuindo informações para a população. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Neto e Silva, participarão das ações na cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário