Durante a realização da inauguração da sede do Legislativo Municipal, a população acompanhava o evento desacreditada.
Crédito Sarah Matias - Vereadores do município
Sarah Matias
Montes Claros/MG_ Na manhã desta sexta-feira (6/8), ocorreu a inauguração da nova sede da Câmara Municipal de Montes Claros - MG, localizada na Rua Urbino Viana, nº 600 - Vila Guilhermina. Diversas autoridades municipais, estaduais e federais marcaram presença no evento, que foi marcado por polêmicas, incluindo aglomerações e restrições de acesso popular à Casa Legislativa.
Há pouco mais de um ano, logo após o início da pandemia, a Câmara Municipal, que passava por diversas reformas estruturais fechou as postas ao público, que ficou desamparado pelo poder legislativo, questionando não ter nem um meio para se comunicar com os vereadores.
A medida que a pandemia foi avançando e sendo controlada no município, decretos municipais foram liberando a volta de algumas atividades com limitação de pessoas, contudo, até o presente momento, a casa legislativa não abriu as portas ao público em geral, gerando revolta, casos de humilhação e violação de direitos constitucionais, já que muitas pessoas que procuram os vereadores para levar as demandas de seus bairros ficam à ver navios.
Um registro que deixou muitas pessoas indignadas foi o fato que diversas autoridades e assessores estarem aglomerando nesse momento em que a pandemia ainda não se encerrou e novas variantes já circulam pelo país, e muitas vidas foram perdidas na cidade, soando com sarcasmo, já que impedem a população de participar efetivamente das reuniões por alegar que estão "evitando a propagação do vírus".
Além disso, a rua que dá acesso a um dos hospitais mais importantes da cidade, e que circula diariamente ambulâncias e viaturas, ficou totalmente interditada, provocando desvios no trânsito e dor de cabeça para quem mora na rua e não pôde ter acesso ao seu veículo de uso cotidiano, restringindo o direito de ir e vir, não comunicando antecipadamente os moradores da referida rua que foi fechada, para um seleto grupo.
A Câmara Municipal de Montes Claros foi criada em 1831, sendo conhecida por Câmara Municipal de Formigas - antiga denominação da cidade - onde nesses 190 anos da instituição,muitos locais foram a sede da casa legislativa como na Avenida Coronel Prates, nº 144, (1967) e na Rua Governador Valadares, 223, (1981), ambos endereços localizados no centro da cidade, passando posteriormente a se mudar para a Avenida Dr. João Luís de Almeida, nº 40, (1988), onde seria a sede mais antiga a ser ocupada pelo Poder Legislativo Municipal, ultrapassando 30 anos.
Em 2014, foi inaugurada a primeira etapa de inauguração da sede e parte dos gabinetes e da estrutura administrativa foi transferida para o novo prédio. O Legislativo Municipal passou, então, a funcionar em duas sedes, sendo as sessões plenárias realizadas na sede própria. Em agosto de 2021, os gabinetes e demais setores que funcionavam na antiga sede foram transferidos para a sede própria e a Câmara de Montes Claros passou a funcionar, definitivamente, em um único endereço, à rua Urbino Viana, nº 600.
Durante a realização da inauguração da sede do Legislativo Municipal, o Blog Jornalismo Imparcial acompanhou de perto a população desacreditada assistindo a festança do lado de fora do cercado, e não poder fazer nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário