terça-feira, 27 de abril de 2021

Prefeito Humberto Souto que há um ano não sai da sua casa para despachar na prefeitura, assina decreto para retorno das aulas presenciais levando pais, educadores e parlamentares ao desespero

 

Diana Maia

Montes Claros/MG_ Apesar do prefeito Humberto Souto (Cidadania), tentar explicar no veículo de comunicação preferido da ASCOM, deixando os demais veículos sem respostas,  a qual utiliza para se reportar junto à população, sobre os motivos que levou assinar o  Decreto Municipal nº 4204, de 26 de abril de 2021,  que dispõe sobre a implementação do cronograma para o retorno dos serviços presenciais educacionais em Montes Claros_Norte de Minas, não conseguiu convencer a população, recebendo inúmeras críticas de mães e pais através das redes sociais, que repudiaram a atitude do prefeito.

Ainda nas redes sociais, educadores, professores da rede municipal, estadual e também do ensino privado, lamentou a atitude do prefeito, pois no município, nem todos os educadores foram vacinados.

Para o prefeito Humberto Souto, que furou a fila para tomar a primeira dose, e mesmo já imunizado com á segunda, e a prefeitura desinfetada com uma solução de hipoclorito de sódio, com medo, ainda não retornou à despachar da prefeitura, o que causa revolta na população, que enfrenta filas nas loterias, bancos, e várias repartições do município, enquanto o prefeito continua em sua residência, e até para falar com um único veículo a qual se reporta, os nobres colegas jornalistas tem que respeitar o distanciamento de quase 5 metros.

Nesta terça-feira (27), durante à sessão na Câmara Municipal, os vereadores  Daniel Dias (PCdoB), Marlus do Independência (PT), Iara Pimentel (PT), Raimundo Pereira (PDT), utilizaram a Tribuna para se pronunciar, em suas falas dizendo que era momento para ter cautela.

O presidente da comissão da educação, Daniel Dias (PCdoB), alertou para o grande número de pessoas que ainda não foram imunizadas. Destacou também a preocupação com a primeira modalidade liberada - o ensino maternal e infantil. Neste nível, segundo o vereador, o contato é direto, diferente dos demais, que ja são crianças e adolescentes. Lembrou que a Casa solicitou desde fevereiro a imunização para os profissionais da educação. '' a vacinação é o principal ponto para o retorno das aulas. Vidas não voltam e não podemos perder nossos profissionais’'', finaliza Daniel.

A parlamentar professora Iara Pimentel (PT) se posicionou contrária a proposta do "Montes Claros Avança" de retorno às aulas presenciais antes da vacinação. Primeiro vacina, depois retorna, destaca.

Para Raimundo Pereira (PDT), os pais deverão escolher se mandarão ou não seus filhos para as escolas, aqueles que não se sentirem seguros, poderão continuar acompanhados de forma virtual. Lembrou também sobre a calamidade em toda rede de saúde do país.

Em contra partida, o Prefeito Humberto Souto, considera  que o Município atingiu as metas condicionantes para o retorno das atividades presenciais dos serviços educacionais e que as medidas de distanciamento social adotadas pelo Município têm gerado progressivas melhoras nos quadros epidemiológicos relativos à Covid-19.

Desta forma, o novo decreto dispõe que o retorno das atividades essenciais dos serviços educacionais, na rede privada e pública, deverá atender integralmente o protocolo estabelecido pelo Decreto Municipal n.º 4169, de 8 de fevereiro de 2021. Os níveis maternal e infantil terão retorno imediato das aulas presencias; nível fundamental, a partir de 3 de maio; médio, a partir do dia 10 de maio; superior e de pós-graduação, a partir do dia 17 de maio; e escolas de idiomas e similares, a partir do dia 17 de maio.

A partir do dia 24 de maio, o revezamento do ensino presencial poderá ocorrer de modo que compareçam, no máximo, 50% dos alunos, em cada dia, devendo os demais alunos acompanhar as aulas de forma virtual ou através de material didático específico com o conteúdo ministrado em sala de aula.

No entanto até a presente data (27), o Hospital Aroldo Tourinho, referência no tratamento contra a Covid_ 19  por meio de nota divulgou a população e imprensa, que o hospital  ainda continua trabalhando com sua capacidade no limite, para atender casos de Covid-19 no município.





Nenhum comentário:

Postar um comentário