Medidas urgentes estão sendo tomadas para reequilibrar a rede de saúde local
Diana Maia_Blog Jornalismo Imparcial
O Governo de Minas anunciou, neste domingo (21/2), que serão transferidos mais oito pacientes de Coromandel (macrorregião de Saúde do Triângulo do Norte) para Belo Horizonte. Eles serão encaminhados para leitos de enfermaria do Hospital Júlia Kubistchek.
“Estamos acompanhando de perto a situação no Triângulo do Norte e em toda Minas Gerais para tomar as medidas necessárias com a máxima urgência”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, que esteve nas cidades de Coromandel e Uberlândia, na última semana, acompanhado de uma força-tarefa especial.
Transferências
Atenta ao cenário do Triângulo do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) transferiu, também neste domingo, em uma UTI aeromédica, mais dois pacientes de Coromandel para a capital mineira. Uma equipe do Samu acompanhou durante toda a viagem.
Ao todo, 16 pacientes do município foram transferidos para a capital mineira, pela SES-MG, para tratamento contra a covid-19, sendo 15 deles atendidos no Hospital Eduardo de Menezes e 1 no Hospital Júlia Kubitschek, ambos da Rede Fhemig.
A expectativa, de acordo com a Central de Regulação da secretaria, é de que mais um paciente vindo de Coromandel e outro de Monte Carmelo sejam transferidos para estes dois hospitais de referência na capital mineira ainda neste domingo (21/2). Além destes traslados, três pacientes que estavam no hospital de Coromandel estão sendo transportados para Uberaba em avião operado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Ainda o Governo de Minas enviou ao pronto-socorro de Coromandel medicamentos de apoio no manejo de pacientes: 500 ampolas de fentanil, 300 ampolas de midazolam, 20 ampolas de Rocurônio, 100 aventais, 50 unidades de máscara N95 e 100 toucas cirúrgicas. Serão encaminhadas, ainda, outras 177.800 máscaras cirúrgicas para todos os municípios do Triângulo do Norte.
Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, já foram direcionados à macrorregião ventiladores invasivos (39), BIPAP (8), monitores (6), cardioversores (11), ventiladores de transporte (7), monitores de transporte (7) e “kits intubação” (20.817).
Nenhum comentário:
Postar um comentário